Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
21 de outubro de 2025
Por Lavínia Kaucz
Brasília, 21/10/2025 – O ministro Luiz Fux enviou ofício nesta terça-feira, 21, ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, manifestando interesse em trocar a Primeira Turma, que atualmente ocupa, pela Segunda Turma – em que foi aberta uma vaga com a aposentadoria de Luís Roberto Barroso. Fachin deve consultar os demais ministros da Primeira Turma antes de autorizar a transferência, já que deve ser observado um critério de antiguidade.
A Primeira Turma, composta pelos ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Flávio Dino e Fux, é a responsável por julgar a ação penal da trama do golpe de Estado. Em uma posição isolada dos demais, Fux tem votado para anular os julgamentos e absolver parte dos réus.
A Segunda Turma é composta pelos ministros André Mendonça, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Kássio Nunes Marques. Gilmar e Fux protagonizaram um bate-boca na semana passada, quando Mendes teria chamado o colega de “figura lamentável”.
As trocas entre colegiados são comuns com a aposentadoria de ministros. Após a saída de Ricardo Lewandowski, atual ministro da Justiça, Toffoli pediu transferência da Primeira para a Segunda Turma.
Contato: lavinia.kaucz@estadao.com
Veja também