Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
3 de outubro de 2025
Por Cícero Cotrim
O Banco Central decidiu adiar a agenda de três novas funcionalidades do Pix, pressionado pela necessidade de reforçar a segurança após ataques cibernéticos a instituições financeiras. O regulador comunicou a retirada do Pix em Garantia, Pix Offline e Duplicatas no Pix da sua agenda para 2025 na quinta-feira, durante uma plenária do Fórum Pix, apurou a Broadcast.
O Fórum Pix é um ambiente de discussão e coordenação de diversos agentes do mercado com o regulador. A reunião é fechada à imprensa.
Segundo relatos obtidos pela reportagem, técnicos do regulador mencionaram especificamente que foi necessário paralisar o desenvolvimento dessas três funcionalidades após os incidentes de segurança este ano.
As contas-bolsão foram citadas como uma fonte de fraudes, pela dificuldade de identificar o beneficiário final dos pagamentos. Por isso, é necessário avançar na regulamentação do segmento.
Originalmente, o desenvolvimento do Pix em Garantia e das Duplicatas no Pix começaria em julho, e o do Pix Offline, em setembro. O presidente do BC, Gabriel Galípolo, vem repetindo que o Pix em Garantia é importante para permitir a colateralização e reduzir o custo do crédito.
Veja também