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27/06/2018 09:27

Flavio Maluf reporta estratégias de marketing para o agronegócio


(DINO - 27 jun, 2018) - O agronegócio é um dos setores que mais cresce no país, mas isso não significa que as ações de marketing podem ser feitas de qualquer maneira ? muito pelo contrário. Elas precisam ser planejadas ao ponto de suprir algumas necessidades importantes do setor. Entre elas, a melhora na relação e fidelização de clientes, a ampliação da visibilidade da empresa no ramo agrícola, a captação de novos clientes, o aumento das vendas rurais, e a mensuração de resultados, destaca o presidente das empresas Eucatex, o empresário e executivo Flavio Maluf.

Isso, porém, não é mais possível apenas com os dois tradicionais tipos de marketing, comuns entre as empresas de agronegócio ? que é o marketing sazonal, que engloba ações realizadas em determinadas épocas do ano e, em geral, está ligado ao ciclo produtivo da agricultura e da pecuária; e o marketing de eventos, relacionado, por exemplo, a palestras locais e estande das empresas em grandes feiras.

Não que ambos os tipos de marketing não contribuam mais para o setor do agronegócio atingir suas metas e objetivos, pontua Flavio Maluf, entretanto, ao longo do tempo, eles perdem a sua eficácia ? já que são utilizados por quase todos empreendimentos da área. Bem por isso, há necessidade de inovar.

Algumas outras estratégias surgem para dar um fôlego a mais para o marketing no agronegócio. Umas delas é a própria experiência não generalizada e de exclusividade. Em caso de grandes empresas, por exemplo, que atendem o país inteiro ou, mesmo, todo um estado, é preciso ter ações diferenciadas e condizentes com a situação de cada região em específico.

Outra sugestão referente a ações exclusivas é oferecer produtos e serviços personalizados para clientes especiais ? como aqueles que trabalham com a empresa há anos, aqueles que costumam comprar um grande volume mensal de produtos, ou, mesmo, aqueles mais engajados com os projetos da companhia, ilustra Flavio Maluf.

O marketing que promove interatividade também pode funcionar bem. Despertar a interação do cliente com a empresa, através de iniciativas que solicitem participação frequente dos seguidores, como enviar informações a respeito das safras e compartilhar técnicas eficientes para determinados cultivos, é bem positivo ? e ainda funciona como uma fonte de dados para a empresa que pode proporcionar aos seus consumidores acesso a um rico material em termos de conteúdo de qualidade.

O executivo Flavio Maluf reforça, também, que não basta as companhias criarem as melhores tecnologias, é fundamental mostrar aos produtores rurais de que forma elas são úteis para a rotina deles no campo e quanta praticidade elas são capazes de proporcionar. Isso só ratifica a importância de pensar em ações de marketing para lançar uma tecnologia para agronegócio.

Ainda, a divulgação de cases de sucesso pode ser outra boa estratégia para angariar novos consumidores. Mostrar os resultados positivos a longo prazo de determinado produtor ? cliente da companhia ou que consome certo produto, serviço ou utiliza determinada tecnologia ? pode despertar interesse e dar visibilidade ao empreendimento ou a esses fatores criados ou comercializados por ele. Sem esquecer, claro, que, para isso, é preciso, na maioria dos casos, da autorização prévia do cliente em questão para compartilhar seus dados, lembra Flavio Maluf.


Website: https://flaviomalufoficial.com/

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