Releases
27/06/2018 08:37

Arquitetura para os novos formatos de ensino: o aluno como protagonista


(DINO - 27 jun, 2018) - O novo formato de ensino que passa a ser implantado pede por espaços dinâmicos e diversificados, o conhecimento técnico é apenas um detalhe na formação de alunos, que hoje deparam-se com um mundo cuja tecnologia evolui velozmente. Com esse avanço que beira já o início da era da inteligência artificial entendemos que o acesso à informação vai além da comunicação aluno-professor, pois sabe-se que apenas receber e assimilar a informação não mais será o diferencial de nosso futuro, mas sim o protagonismo do aluno no uso de todo o conhecimento adquirido para tarefas realmente eficazes.

O ser humano precisa, mais do que nunca, ser protagonista de seu papel individual no mundo e agente de seu conhecimento, não apenas absorver ensinamentos de terceiros. Isso deve ser aliado ao seu papel em comunidades e grupos pois os tempos de competitividade logo ficarão para trás (é o que buscam as escolas que hoje se reinventam).

No que se refere ao papel do espaço físico das escolas, mais do que tarefas, ele precisa também abrigar esta atuação protagonista das crianças, permitindo que as mais diversas atividades interdisciplinares ajudem a formar os valores e a personalidade do aluno, elevando a sinergia entre alunos e os agentes de ensino.

Precisamos estar prontos para projetar espaços que permitam que os alunos deixem de ser meros receptores de informação e passem a ser também agentes de sua educação. Isso somente é possível com ambientes que estimulem o protagonismo.

Pensando nisso, o projeto do Auditório do Agostiniano São José foi desenvolvido por nossas equipes para elevar a performance das atividades culturais e a socialização dos alunos. Hoje o auditório reformado tem maior capacidade do que o antigo, além da acústica e tecnologia de ponta. O corpo docente conta com um local que permite a participação dos alunos no processo de aprendizado, através de peças teatrais, dramatizações, leituras em voz alta, atividades em grupo, dentre muitas outras. Saindo do ambiente padrão da sala de aula o aluno é convidado a tornar-se mais ativo em seu aprendizado.

Entendemos que o maior benefício de investir em um espaço cultural de alta performance dentro da escola, entre diversos outros espaços inovadores necessários, é o de transformar o cotidiano em reflexo do que é o mundo globalizado de hoje: com dinâmicas ágeis, criativas, grande acesso à informação e alta necessidade de integração entre pessoas.

Por Bruna de Lucca, Diretora de Projetos do Studio BR Arquitetura

Website: http://studiobrarquitetura.com/

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso