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27/06/2018 09:26

Você usa chatbots na sua empresa? Conheça, com Rodrigo Terpins, algumas das vantagens de aderir à prática


(DINO - 27 jun, 2018) - Também conhecidos como assistentes virtuais, agentes virtuais ou simplesmente bots, os Chatbots ? uma abreviação para robô de chat ? é uma ferramenta de comunicação e relacionamento com o cliente que está se popularizando também no varejo. Trata-se de um software que possui a funcionalidade de gerenciar as trocas de mensagens. Ele pode ser instalado em diversos meios, como sites, aplicativos, redes sociais, entre outros canais de conversação. Tudo depende do público, das necessidades e dos objetivos do empreendimento, reporta o empresário do ramo varejista, Rodrigo Terpins.

Umas das vantagens que pode logo ser mencionada com uso desses assistentes virtuais inteligentes é a redução do abandono do visitante no site ou aplicativo da loja. Com o uso dos Chatbots, é possível, por exemplo, oferecer o que se chama de atendimento 24/7 ? 24h por dia, sete dias por semana. Manter uma rotatividade de funcionários disponíveis para os clientes em tempo integral é uma prática cara e viável apenas para grandes varejistas. Os assistentes virtuais, no entanto, podem ser a solução para esse problema. Além disso, com eles, destaca Rodrigo Terpins, a resposta ao consumidor é em tempo real ? diferente do que acontece, muitas vezes, em atendimentos via telemarketing, por exemplo. É o fim das famigeradas filas de espera.

Mas, e quanto ao nível de engajamento? Bom, hoje em dia, com a tecnologia avançada do jeito que está, um Chatbot já consegue reproduzir um atendimento humano de excelência e deixar o cliente satisfeito em questão de qualidade de comunicação ? visto que rotinas automatizadas são capazes de oferecer ao público um amplo leque de soluções básicas. Entretanto, outro benefício da ferramenta encaixa-se, justamente, nesse sentido ? ela contribui para que seja possível fazer o redirecionamento de atendimento humano, conforme a situação, acentua Rodrigo Terpins. Quando uma empresa conta com o apoio dos robôs de chat, por exemplo, ela pode alocar a interação de funcionários reais para atendimentos com maior complexidade, melhorando a experiência do consumidor, que receberá soluções mais específicas de acordo com a necessidade de cada caso.

Vale salientar, todavia, que as companhias podem personalizar os seus chatbots conforme o perfil do seu negócio e dos seus clientes. O empresário Rodrigo Terpins ressalta que quem possui uma ideia de negócio mais descontraída, por exemplo, pode investir em um assistente virtual inteligente que faça uma abordagem mais informal e despojada. Já um empreendimento mais formal pode apostar em uma interação mais cerimoniosa.
Saiba também que o Chatbot pode se tornar um dos melhores vendedores de uma empresa. Além de conseguir esclarecer as dúvidas dos clientes, criar filtros inteligentes e enviar relevantes informações ao público, o assistente virtual ? por ser capaz de reconhecer o histórico de compras de cada consumidor, bem como seus desejos de consumo e interesses ? pode, facilmente, fazer indicações de produtos que contemplem as buscas dos usuários.

Ainda, organizar uma estratégia omnichannel ? na qual um empreendimento oferece diversas opções de canais de vendas e comunicação aos consumidores, como site, redes sociais, aplicativo e lojas físicas, todos conectados entre si e trabalhando em conjunto ? pode ser bastante facilitada com a ajuda dos robôs de chat, finaliza Rodrigo Terpins.


Website: http://www.rodrigoterpins.com.br

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