Releases
25/09/2018 16:48

Produtos de limpeza podem ser inimigos ocultos da saúde. CEATOX registra cerca de cem mil casos de intoxicação por ano no país


São Paulo, SP--(DINO - 25 set, 2018) -
No início deste ano, a Universidade de Bergen na Noruega publicou um estudo no qual afirmava que mulheres que têm o hábito de limpar a casa com produtos clorados e ácidos adquirem um hábito tão nocivo aos pulmões como o de fumar 20 cigarros por dia. O estudo acompanhou 6.200 pessoas, primeiramente quando tinham em média 34 anos e 20 anos depois. "Quando se pensa na inalação de pequenas partículas de agentes de limpeza destinados a limpar o chão e não os pulmões, talvez não seja surpreendente o impacto destes produtos", concluiu Oisten Svanes, coautor do estudo.

Já aqui no Brasil, pesquisa coordenada pelo Dr. Marcello Bossois do projeto social Brasil Sem Alergia, afirma que as alergias são causadas pelo contato direto ou até mesmo pelo cheiro de algumas substâncias encontradas em determinados produtos químicos. “Os principais sinais da alergia são coceira, lesões secas, vermelhidão, descamações na pele, inchaço, dificuldade para respirar e chiado na respiração. Caso perceba algum desses sinais, é indicado procurar imediatamente um médico especialista”, alerta. “No caso das alergias de pele, os sintomas podem surgir na região dos braços, mãos e até mesmo nas unhas, de acordo com a intensidade da reação alérgica e do tipo de substância envolvida. Quando a alergia é no sistema respiratório, afeta regiões como garganta, laringe, faringe, brônquios e traqueia, contribuindo assim para o surgimento de alergias respiratórias como rinites, sinusites, bronquites e até asmas brônquicas", afirma o médico. Até mesmo médicos veterinários cada vez mais consideram estas ameaças na hora de fechar diagnósticos de dermatites alérgicas em cães e gatos. Como cada corpo pode reagir de forma diferente a estímulos químicos e quase nunca é fácil descobrir o agente causador destas enfermidades, trocar os produtos tradicionais de limpeza adquiridos nos supermercados para formulações naturais pode ser um ótimo começo.

Intoxicações, uma ocorrência bem mais agressiva do que reações alérgicas, também são bastante comuns. Oriundas de produtos de limpeza doméstica, ocorrem cerca de cem mil casos ao ano no Brasil, segundo o CEATOX (Centro de Assistência Toxicológica).     

Entende-se como as maiores vítimas, tanto das chamadas "dermatites de contato" como de intoxicações são as crianças na primeira infância e os animais domésticos. Por estarem mais próximas aos pisos e/ou não terem as mesmas defesas que têm os organismos de adultos, são alvos fáceis para estes elementos nocivos à saúde.

Uma opção para quem procura alternativas de produtos que não carreguem esse legado tão perigoso é elaborar seus próprios produtos de limpeza em casa. Existem várias receitas caseiras que normalmente consideram álcool, limão, vinagre, bicarbonato e óleos naturais na formulação. Entretanto, para quem não deseja bancar o químico de final de semana e prefere produtos aprovados pela ANVISA, com estabilidade na formulação (o que gera garantia no padrão de qualidade para desinfetar, eliminando bactérias), hoje existem empresas que fornecem produtos de limpeza com base natural. Um bom exemplo é a Irys Brasil, que vende pelo seu próprio site na Internet (www.mundoirys.com.br) e tem entrega gratuita para assinantes da Grande São Paulo. A startup faz parte do seleto grupo de empresas que optaram pela chamada "química verde", que são produtos com base em ativos vegetais em toda a cadeia de formulação (o que é uma evolução em relação aos produtos ditos como biodegradáveis, que comumente encontramos escrito nos rótulos de produtos comprados nos supermercados).

A Irys Brasil, que adota a marca Mundo Irys, entrega esta inovação com um grande diferencial de preço quando adquiridos através de algum dos dois planos de assinatura, "conseguimos ser até 25% mais em conta do que os produtos tradicionais comprados no supermercado, e até 40% mais baratos que outras empresas que também vendem produtos em base natural", afirma o fundador da empresa Sidney Amaral.

"Trata-se de uma solução completa para a limpeza das residências. Contendo produtos para as roupas, cozinha, banheiro, pisos, móveis e eletrodomésticos. Os produtos podem ser adquiridos em cestas, que podem ser compradas de forma avulsa ou por meio de um clube de assinaturas. Ao assinar, a consumidora receberá os produtos mensalmente, escolhendo uma das duas opções: 6 itens diferentes com o preço de R$69 ou 9 itens diferentes com o preço de R$119.", afirma o cofundador da empresa Bruno Gontijo Magalhães "ainda promovemos o reuso de embalagens e temos um programa de logística reversa, garantindo lixo plástico zero. Ou seja, queremos não sujar da "porta para fora" das residências na tarefa diária de limpar "da porta para dentro", finaliza o empreendedor.

Esse tipo de inovação, advindo do desenvolvimento tecnológico a partir de recursos naturais pode ser uma alternativa de economia para o bolso e saúde para as crianças e pets.



Website: http://www.mundoirys.com.br

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso