Releases
30/11/2017 16:41

11 orientações para campanhas de Assessoria de Imprensa bem-sucedidas, segundo a jornalista Jaqueline Pereira


Curitiba, PR--(DINO - 30 nov, 2017) - Já parou para pensar por que algumas empresas e profissionais liberais estão constantemente visíveis na imprensa, nos jornais, revistas, portais, rádio e tevê? Esses entrevistados estão na imprensa por três razões: são referência no setor, mantém relações profissionais com a imprensa e, principalmente, por investir na contratação de uma assessoria de imprensa.

Outra pergunta frequente: maior visibilidade na imprensa repercute em aumento nas vendas?

No setor de tecnologia, um cliente procurou o nosso escritório porque os maiores compradores negociam exclusivamente com fornecedores mencionados na imprensa.Um psiquiatra renomado e com carreira em hospital público, a partir de divulgação de assessoria de imprensa recebeu convites para palestrar em evento nacional, de forma remunerada, gerando mais movimento na agenda do consultório, além de mais negócios na sua empresa de capacitação de profissionais de saúde mental.

A visibilidade na imprensa repercute em mais negócios, porque negócios endossados pela imprensa são mais valorizados.

Confira 11 orientações para a sua campanha de assessoria de imprensa ser bem-sucedida.

- Ser notícia é uma poderosa divulgação: ter o negócio mencionado na imprensa positivamente traz ótimos resultados para empresas e profissionais liberais. Melhora o posicionamento nos buscadores da internet, amplia a visibilidade on-line e off-line. Você há de concordar que: as pessoas preferem fazer negócios com quem conhecem e ouviram falar bem.

- Construção de ponte assessorado- imprensa: essa ferramenta de marketing visa à geração de boas relações com a imprensa e boas publicações. Uma vez publicadas as matérias, cabe ao time de vendas capitalizar essa exposição - explorar as publicações no site, redes sociais, afixar na sala de reuniões e sala de recepção. E incluir em todas as propostas comerciais.

- Escolha da Assessoria de Imprensa: confira os resultados produzidos para clientes, os relatórios de clipping (publicações impressas e links em portais) e sobre a lista de clientes. Avalie a presença da assessoria de imprensa nos buscadores. Analise se esse fornecedor é mencionado na imprensa com uma frequência semestral - indicativo de credibilidade.

- Investir em apresentação de dados: explique razoavelmente ao assessor de imprensa o estágio atual do negócio e objetivos comerciais dos próximos dois anos. Informações para compartilhar: desafio de vendas projetado, desafios no mercado, público da empresa e expectativas na imprensa. Transparência com o assessor de imprensa corrobora para melhores resultados.

- Escolha dos temas para divulgação: mostre as aspirações na imprensa e acolha com atenção e confiança o feedback da assessoria de imprensa, que é especialista em traçar planejamento realista que contemple expectativas e as possibilidades reais de ser notícia. O tema que você quer ver publicado rapidamente, pode não ser o mais atraente a imprensa. O assessor de imprensa identifica alternativas interessantes e exposição progressiva na mídia.

- O que esperar da Assessoria de Imprensa: sólida experiência, capacitação técnica e tino jornalístico apurado, produção de textos para distribuição à imprensa, bom relacionamento com jornalistas, transparência sobre perspectivas reais de publicações na imprensa e prática para lidar com as demandas da imprensa. Se esse profissional tiver visão sistêmica de comunicação e marketing, a sua comunicação na imprensa posicionará melhor a sua empresa no mercado. Outra habilidade relevante é o conhecimento de SEO.

- Como o texto do assessor vira notícia: o assessor cria matérias similares às publicadas nos veículos de imprensa. Esse texto obedece aos pré-requisitos de informação relevante e confiável, segue critérios jornalísticos, é bem planejado, é bem desenvolvido com rigor de texto e informação bem apurada e verdadeira. Antes de ser assessor de imprensa é um jornalista. Prime pela qualidade e não pela quantidade.

- Papel do assessorado: recomenda-se o trabalho colaborativo com o assessor de imprensa. O assessorado opina e aprova os temas e os releases para imprensa, responde as entrevistas e pedidos de dados do assessor de imprensa e atende a imprensa. Informe ao assessor de imprensa se está ou não à vontade para entrevistas ao vivo , gravadas ou email. Caso ainda não se sinta preparado para entrevistas diretamente aos jornalistas, o assessor pode adotar expedientes para contornar as dificuldades.

- O que o jornalista publicará: entre o texto produzido pelo assessor e o que será publicado pelos veículos, haverá uma diversidade de publicações, pois cada veículos tem um perfil de público e uma linha editorial. Trata-se de "uma sugestão de pauta" e não um anúncio em que o anunciante controla. Com as redações cada cada vez mais as enxutas, as chances de um ótimo release ser aproveitado muito parecido com o original são enormes. Cerca de 40% do que é publicado na imprensa é proveniente de assessoria de imprensa.

- Nunca pedir para ver a reportagem: prepare-se bem para entrevista, nunca peça para ler antes da publicação. O jornalista tem total autonomia sobre a matéria.

- Investimento: esse serviço envolve profissionais experientes que já desenvolveram campanhas para dezenas de empresas, exige treinamentos constantes, utiliza tecnologia de ponta, implica em ter sólido relacionamento com a imprensa e se dedicará ao desafio de tirar o seu negócio do anonimato. Esse serviço vale pelo menos 10 vezes mais do que você pagará. O contrato, com bons fornecedores, pode variar entre R$ 1250 a R$3600 a mensalidade. Um investimento acessível, se comparado a publicidade nesses veículos nos quais a assessoria vai garimpar publicações.

- Autora: Jaqueline Pereira, jornalista, assessora de imprensa (fundadora da Assessoria de imprensa boutique, Jaqueline Pereira Comunicação), professora. Foi editora-chefe de informativos da Refinaria Presidente Getúlio Vargas. Vencedora do I Prêmio GBG Mulher Empreendedora 2014. O conteúdo faz parte do Ebook 13 Dicas de Assessoria de Imprensa para empresas e carreiras, escrito pela autora, em 201, que está na terceira edição.

- Informações à imprensa: contato@jaquelinepereira.com.br
(41) 3206-6466

Website: http://www.jaquelinepereira.com.br

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso