Releases
31/07/2017 16:02

O profissional de Marketing na era Digital


São Paulo, SP. --(DINO - 31 jul, 2017) - A internet transformou todo consumidor em produtor de conteúdo e isso mudou completamente o papel do Marketing nas empresas. As mídias off-line estão perdendo espaço a cada dia que passa, uma vez que os clientes priorizam buscar informações na internet antes de adquirir um bem de consumo. Além disso, as compras on-line crescem ano a ano. Segundo pesquisa realizada pela E-bit, o e-commerce brasileiro fechou 2016 com faturamento de R$ 44,4 bilhões, crescimento nominal de 7,4% acima do registrado em 2015. A tecnologia está transformando a área de Marketing, convergindo os canais de comunicação para multiplataformas web e mobile. Mesmo as empresas que não vendem on-line precisam consolidar sua presença digital para garantir sua sobrevivência. Esta mudança faz com que o mercado precise de um novo profissional - o de Marketing Digital.

O novo profissional de Marketing deve dominar diferentes plataformas, ferramentas e todos os recursos das redes sociais. "O futuro profissional de Marketing precisa desenvolver competências de comunicação integrada, pesquisa de mercado, estratégia de negócios e outras competências mais tradicionais da área. Além de dominar tecnologias como Marketing em Plataformas de Busca e Mídias Sociais, Mobile Marketing, Web Semântica, Big Data, entre outras" explica Cláudio Carvajal, coordenador do novo curso de Marketing ? Digital & Data Science da Faculdade de Tecnologia FIAP.

A primeira turma começará em 2018 com toda a infraestrutura do centro de excelência em tecnologia disponibilizado pela FIAP. Segundo o coordenador, o objetivo é formar profissionais que vão além das plataformas utilizadas hoje nas empresas, que tenham conhecimento em análise de dados e sejam capazes de atingir os objetivos da sua área e ainda se tornar um elo com TI. "As empresas que investirem em Marketing Digital, contratando profissionais qualificados para seus quadros de colaboradores, terão um universo de oportunidades para criar estratégias de marketing muito mais assertivas e eficazes, impulsionando de fato seus negócios. Estar fora dessa transformação pode ser fatal para sobrevivência das empresas no mercado " explica Carvajal.

A Gartner ? empresa de consultoria com sede em Stanford ? divulgou um estudo que prevê as tecnologias que devem receber mais atenção por parte das empresas em cinco anos. No primeiro lugar do ranking está o Marketing Digital. Mesmo já recebendo alto investimento por grande parte das empresas, a tendência é que seja investido cada vez mais, pois é o centro de todas as operações. "O momento é muito oportuno para quem pretende ingressar na área de Marketing Digital. Esse mercado já está crescendo nos últimos anos e há atualmente uma carência de profissionais com este perfil. A demanda aumenta cada vez mais, por conta do crescimento do número de pessoas conectadas à internet e a digitalização das empresas. É uma área nova, promissora e extremamente interessante pelas possibilidades do uso das novas tecnologias para melhorar a comunicação entre empresas e clientes" conclui Cláudio Carvajal.

Serviço:
www.fiap.com.br
Vestibular FIAP 2018: inscrições a partir de agosto.



Website: https://www.fiap.com.br/

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso