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04/10/2017 10:51

Está na hora de contratar uma agência de marketing digital?


São Paulo, SP--(DINO - 04 out, 2017) - O marketing digital é hoje uma das ferramentas mais importantes, e que mais contribui para que as empresas cresçam e alcancem mais mercado. Mesmo assim, muitos gestores são relutantes ou ainda não sabem como contratar uma agência, quanto vale o serviço e como escolher a melhor agência para o seu negócio.

Contratar uma agência de marketing digital é um passo importante, e normalmente é um divisor de águas para as empresas. Mas esta contratação deve ser feita com critérios e levando em conta se há um ajuste entre o que a agência pode oferecer e o que a empresa (cliente) tem como expectativa. "Muitas vezes o cliente tem expectativas fora da realidade, como pensar que marketing digital não exige investimento e que tudo é feito a toque de caixa", diz Déia Lima, Diretora de Planejamento de Marketing Digital na Studio Xpress, uma agência de marketing digital com 10 anos de mercado. Uma agência séria tem uma equipe multidisciplinar, perguntará sobre o valor de investimento que o cliente está disposto a fazer e irá propor uma etapa de planejamento estratégico em todos os projetos.

Seguem algumas dicas práticas para você que avalia contratar uma agência - e o que esperar dela:

Onde encontrar a agência ideal?

Em geral, uma agência de marketing digital competente estará bem posicionada em resultados de pesquisa do Google. Se a agência está muito bem colocada na busca orgânica (resultados não pagos na pesquisa do Google), demonstra que existem profissionais qualificados na agência, que conhecem bem os mecanismo de busca do Google e otimização de site (SEO), o que já é um ponto a favor da agência. Vale também pesquisar entre amigos, parceiros e profissionais da área - mas considerando que estas pessoas tenham alguma experiência como cliente ou profissional da área de publicidade e marketing.

Avaliação de portfólio e referências

Nem toda agência qualificada tem cases importantes, de clientes renomados. Existem agências de marketing digital que atendem a clientes grandes enquanto outras são focadas em clientes de pequeno ou médio porte. Uma boa maneira de avaliar a agência é solicitar o link ou apresentação de seu portfólio.

Se houver interesse na contratação da agência, solicite uma lista com pelo menos 3 clientes/referências. Acesse o site e converse com os clientes da agência, procure saber sobre atendimento, qualificação dos profissionais, cumprimento de prazos e flexibilidade. Observe também se o trabalho da agência se encaixa no seu negócio e se ela já teve alguma experiência no seu segmento ou área de atuação. Se já tiver, é um ponto positivo, pois já terá estudado seu mercado.

Planejamento estratégico digital é essencial

Toda agência séria e comprometida deve oferecer ao cliente uma etapa para o planejamento do projeto ou, quando for necessária, uma consultoria para o planejamento estratégico digital. Nele deve conter um calendário para as ações, metas a serem cumpridas e quais mídias deverão ser utilizadas para o seu negócio. O planejamento de marketing digital também proporciona uma base para o futuro da sua parceria com a agência - cronogramas e resultado esperados dessas ações.

Quanto custa?

O valor do serviço será de acordo com o escopo do atendimento. Normalmente, uma agência trabalha com o formato de "fee" mensal. Isso significa que as ações propostas serão executadas dentro do escopo delimitado (X ações ou X horas mensais), de acordo com o que foi proposto e aceito pelo cliente. A elaboração de um plano de marketing digital é complexo e estratégico, por isso em geral os contratos são semestrais ou anuais, já que todas as ações de marketing (ou branding) precisam de tempo para serem construídas. Os resultados aparecerão com o tempo, raramente sendo imediatos.

Monitoramento de resultados: o melhor do marketing digital

Ao contrário das mídias tradicionais, as mídias digitais permitem o acompanhamento das ações - desde o número de visitantes do site gerados por uma ação, taxa de cliques em anúncios, ou mesmo, a quantidade de cadastros recebidos pelo site, por exemplo. Todas as métricas devem ser consideradas inicialmente e com o passar do tempo o foco deve ser nos indicadores que mais impactam o que realmente importa para o seu negócio. Uma empresa de marketing digital com foco em resultados não deixará de inserir relatórios na sua proposta.

Não se intimide!

Você é um profissional ou gestor de sua área, e muitas vezes não tem conhecimento do vocabulário do marketing digital. Não deixe de perguntar sobre os termos que não conheça, as funcionalidades de cada ferramenta e porquê cada escolha é importante para o seu negócio. Uma boa agência sempre conseguirá explicar seu planejamento de forma simples e objetiva.

Se você já está pensando em contratar uma agência de marketing digital, comece agora mesmo a investigar possíveis parceiros, pois este processo poderá levar algumas semanas até a definição da contratação e início efetivo do atendimento. Então, não deixe para amanhã o que pode começar hoje!

Website: https://www.studioxpress.com.br/marketing_digital/

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