Releases
28/09/2017 16:21

9 Passos para comprar a casa própria com mais tranquilidade


São Paulo, SP--(DINO - 28 set, 2017) - O sonho da casa própria faz parte da vida de muitos brasileiros. No entanto, esse é um investimento altíssimo e a realidade da maioria da população não permite que essa compra seja feita à vista.

Obviamente, quitar todo o valor do imóvel no ato da compra seria a melhor opção, devido às inúmeras vantagens que esse tipo de negócio oferece ao comprador. Aqueles que conseguem comprar a casa própria à vista não precisam se preocupar com uma dívida de longos anos. Além disso, normalmente, quando o imóvel é quitado na hora o comprador ainda consegue um bom desconto no valor total.

Porém, a maioria acaba optando por realizar um financiamento. Apesar de esta não ser a melhor opção, em alguns casos, essa pode ser a única solução para aqueles que sonham em adquirir a casa própria.

O que é um financiamento?

O financiamento é uma espécie de empréstimo voltado para uma compra específica como, por exemplo, o financiamento de imóvel. Esse serviço é direcionado para pessoas que não tem condições de comprar um imóvel à vista e, por isso, a solução é parcelar o valor total dessa compra.

Basicamente, no financiamento, o banco faz o pagamento total do imóvel para o vendedor. O comprador, por sua vez, deve realizar mensalmente o pagamento das parcelas conforme o acordo realizado com o banco.

O processo de financiamento pode demorar alguns dias, pois precisa passar por uma série de etapas que acontecem desde o momento de escolha da casa, até a entrega das chaves. Entre as principais está a solicitação do financiamento e análise e aprovação de concessão do pedido.

Dicas para adquirir a casa própria

O processo de compra da casa própria pode ser um pouco estressante para algumas pessoas. Isso acontece, pois existem muitos prazos e documentos que os interessados vão precisar apresentar.

No entanto, existem algumas dicas que podem ajudar a tornar esse processo um pouco mais simples e tranquilo.

1- Planejamento e economia
O primeiro passo para aquelas pessoas que estão pensando em adquirir um imóvel é entender que antes sair a procura da casa dos sonhos é preciso levar como premissa o planejamento e economia.

Comprar um imóvel é uma das decisões mais importantes da vida de uma pessoa, por isso, é fundamental sempre pensar bem antes de tomar qualquer decisão. Jamais haja no calor do momento, procure analisar os prós e contras de cada uma das suas decisões.

2- Tenha planos para curto, médio e longo prazo
Quando estiver pensando em comprar uma casa, tenha em mente os seus planos de vida para curto, médio e longo prazo. Se, por acaso, não tinha pensado nisso ainda é importante que comece a pensar antes de comprar um imóvel.

Entenda que, se os seus planos são morar fora do país, não faz sentido comprar uma casa agora. Nesse caso, o ideal seria alugar um imóvel e, ao invés de fazer um investimento tão grande, junte dinheiro para a viagem.

3- Definir o valor limite do imóvel

O segundo passo é definir o valor máximo que deseja desembolsar pelo imóvel. Procure se manter sempre na mesma linha de valores. Esse passo é importante e o comprador precisa ser sincero.

Não adianta escolher a casa dos sonhos e não ter condições nem pagar o valor de entrada da compra. Por isso, estipular um valor real que você tenha condições de pagar é tão importante.

4- Economize 20% do salário

Depois de ter estipulado um valor máximo de compra do imóvel, o próximo passo é começar a economizar. Isso mesmo! Mesmo optando por um financiamento, o comprador precisa dar um valor de entrada e o restante é parcelado.

Apesar das condições de pagamento variam de uma instituição financeira para a outra, os especialistas indicam é que o comprador economize cerca de 20% do valor total do imóvel, pois é a porcentagem que os bancos costumam pedir de entrada.

5- Poupe 30% do salário

Se, os 20% do valor do salário corresponde ao valor da entrada, por que economizar mais? Essa porcentagem equivale ao valor das parcelas de pagamento do imóvel. O indicado é começar a poupar esse valor para que o comprador já comece a organizar o seu orçamento para essa nova despesa.

Assim, como na etapa anterior, esse valor de 30% pode variar conforme o banco que vai prestar o serviço, o valor total do imóvel e da entrada. No entanto, de acordo com os economistas, essa porcentagem é utilizada pela maioria dos bancos.

6- Mais é menos?

Existem algumas ferramentas que realizam simulações do serviço de financiamento. Assim é possível ficar sabendo uma média do valor das prestações. Se, esse valor ficar muito alto é possível se reorganizar para economizar mais para o valor da entrada e, desta forma, o valor das parcelas vão diminuindo.

7- Comprometa-se com as despesas da casa!

Se ainda mora com os seus pais, mas já tem planos de morar sozinho daqui a alguns anos um bom primeiro passo é ajudar os seus pais a pagar as contas de casa. Assim, já vai aprendendo a se comprometer todos os meses com o pagamento das contas.

8- Quanto custa morar sozinho?

Além do valor da entrada e da porcentagem das parcelas que será preciso desembolsar mensalmente, também é importante calcular quanto você gasta morando sozinho. Essa soma inclui contas de luz, água, IPTU, condomínio, telefone, internet, alimentação, deslocamento, entres outras.

9- Participe de feiras de imóveis

Já fez os cálculos, simulações, tem consciência de cada uma das etapas anteriores e, mesmo assim, está decidido a comprar a casa dos sonhos? Está na hora de sair a procura do imóvel. A melhor opção nessa etapa é participar do Feirão da Casa Própria da Caixa.

O Feirão é um grande evento organizado pela Caixa Econômica Federal e o maior benefício de participar do mesmo é que você tem acesso a muitas opções de imóveis em um único lugar. Além disso, os imóveis oferecidos no Feirão se enquadram tanto na categoria de usados, quanto de novos.

O Feirão da Caixa acontece anualmente e passa pelas principais cidades brasileiras. Além da oferta de imóveis, o evento também oferece o serviço de simulação de financiamento que pode ser feito na hora com a ajuda dos atendentes da Caixa.

Website: http://www.feiraodacaixa2016.com.br/

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso