São Paulo--(
DINO - 28 set, 2017) - Veja a seguir alguns passos importantes:
1. Analisar o ambiente e o mercado (qual a rotina e as características para atender determinado cliente);
2. Mapear as forças e fraquezas (o que temos de bom para atendê-lo e nossas deficiências);
3. Elaborar e priorizar as estratégias (estudar e definir a melhor estratégia, pelo menos criar uma estratégia);
4. Identificar fatores críticos de sucesso (o que nos impede de obter o que queremos e prestar um bom serviço. Há algo?);
5. Mapear a concorrência (quem hoje está lá e como está trabalhando?).
No fundo, o que as pessoas que estão à frente comercialmente tem como objetivos principais:
1. Vender e fazer crescer o faturamento ? capilaridade e rentabilidade (conquista de novos clientes e aumento das vendas em clientes atuais);
2. Construir a marca com fundamentos sólidos, mantendo coerência e consistência (a marca tem valor e o que queremos vender é o que ela representa);
3. Manter a satisfação do cliente (e elevar esta satisfação para encantamento é a meta);
4. Conquistar excelência operacional (compromisso com a tarefa, com a empresa e com o cliente).
Este trabalho se converge no final das contas numa possibilidade real de planejamento financeiro pois nos dá:
1. Condições de projetar o faturamento por cliente objetivando o lucro e todo o resto;
2. Possibilidade da definição e priorização de investimentos necessários e identificação de eventual necessidade de fluxo de caixa;
3. Clareza para definir objetivos e metas para atendimento do cliente.
Analise este roteiro e faça os ajustes que considerar adequado para atuar e boa sorte!
Luis Fernando Freitas
Empresário, Consultor e Business Executive Coach
Website:
http://www.thinkahead.com.br