Releases
23/10/2017 17:44

Seja Maker! Sem limites para a criatividade e inovação


Santa Rita do Sapucaí. MG--(DINO - 23 out, 2017) - O que acontece quando há a união de conhecimento, tecnologia e muita criatividade de jovens universitários? A oportunidade de inovar, colaborar com a sociedade e até empreender!

É fato. Aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula em projetos práticos faz toda a diferença no aprendizado de um estudante, principalmente para uma geração como a de hoje, ávida por novidades e conectada full time.

E quando visitamos as feiras tecnológicas de instituições de ensino temos a exata noção da revolução que estamos vivenciando. É muita criativa, muita inovação por metro quadrado. Do sul de Minas vem um exemplo desta realidade. A Fetin - Feira Tecnológica do Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel - é uma das principais do Estado. É realizada há 36 anos e se renovada toda vez. Sendo uma faculdade que prioriza a educação empreendedora há décadas, os alunos são incentivados e apoiados a soltarem a imaginação e, acima disso, buscarem aplicar os conhecimentos em tecnologia e engenharia em benefício da sociedade.

Este ano, os estudantes da faculdade que fica em Santa Rita do Sapucaí, conhecida como o Vale da Eletrônica, foram desafiados a desenvolverem projetos com foco nas 17 Metas Globais da ONU - Organização das Nações Unidas. Assim, há ideias para contribuir para a preservação do meio ambiente, a promoção da saúde, aumentar a segurança, o combate à pobreza. A feira ocorre de 25 a 27 de outubro, das 14h às 20h. A participação é gratuita.

Na área da saúde, há projetos de reabilitação, de monitoramento de idosos e até mesmo um sistema de diagnóstico e acompanhamento dos pacientes com tumores de ovário, mama e próstata.

Há também projetos para uma das áreas que mais cresce: a Internet das Coisas e Cidades Inteligentes, como um drone que faz entregas! Há espaço para solidariedade, com uma plataforma que ajuda quem quer ser voluntário a encontrar entidades mapeadas de acordo com o cadastro da ONU.

A Fetin, além de contribuir com o aprendizado do aluno, é exemplo de como atividades estudantis podem ser a oportunidade do acadêmico se tornar um empresário de sucesso. Em mais de três décadas de história, existem vários exemplos de produtos idealizados como projetos da Fetin, que após a Feira foram aperfeiçoados e lançados no mercado. Há exemplos de empresas no próprio Vale da Eletrônica e em São Paulo. O estudante Walef Carvalho está em sua terceira Fetin, sempre com projetos ligados à área da saúde, inclusive já em utilização em um hospital da capital paulista. "A Fetin faz de nós estudantes, empreendedores. Nos ajuda a sair da zona de conforto e mostrar a capacidade de um estudante, que não é apenas estudar para a prova. E sim desenvolver projetos, enfrentar desafios".

FAÇA VOCÊ MESMO!
Sim, claro! A Fetin não é uma feira apenas para ver. Os visitantes também se transformarão em MAKERS. Há várias opções! Como um workshop de eletrônica, oficina de robótica, jogos virtuais e atividades no FAB LAB do Inatel com um tema para lá de sugestivo "A mágica do faça você mesmo".

Além das atividades ligadas à tecnologia, a Fetin ainda oferece apresentações culturais, concurso de cosplay e festival de food truck. A programação completa pode ser consultada no site www.inatel.br/fetin.



Website: http://www.inatel.br/fetin.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso