Releases
29/06/2018 16:05

Gatos: doença do trato urinário é a principal causa de visita ao veterinário


São Paulo--(DINO - 29 jun, 2018) - São Paulo, junho de 2018 - Diferente dos cães, que a principal visita ao médico-veterinário ocorre devido a problemas dermatológicos, a causa número um que leva os gatos aos consultórios são as doenças do trato urinário. Isso ocorre porque os gatos possuem uma grande predisposição para desenvolverem esse tipo de problema, principalmente os cálculos urinários, que podem se desenvolver no trato urinário superior (rins e ureter) ou inferior (uretra e bexiga). Além de ser muito doloroso para o bichinho, esse problema também é considerado grave, já que pode bloquear o fluxo de urina e até provocar a morte do animal.

Pensando nisso, a Hill's Pet Nutrititon trouxe para o Brasil dois especialistas no assunto para debater o tema com mais de 400 clínicos e veterinários especializados, em dois eventos que aconteceram em Campinas (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

Na ocasião, a autora de diversos livros de Medicina Felina, Susan Little, e o médico-veterinário, especialista em cirurgia, Jolle Kirpensteijn, discutiram diferentes formas de tratamento para esse problema.

Segundo a supervisora de Assuntos Veterinários da Hill's, Sandra Nogueira, o evento foi criado com o objetivo de compartilhar conhecimento com clínicos e veterinários especialistas e contou com a presença de mais de 400 pessoas. "Pensamos em levar o que há de mais novo no tema cálculos urinários em felinos. A Susan falando da parte de clínica médica e o Jolle sobre cirurgias do trato urinário, concomitantemente, é um estilo de palestra bem diferente do que estamos acostumados", comenta.

Essa preocupação crescente com a saúde dos gatos tem um motivo. "O número de gatos nos lares tem aumentado e, além disso, não podemos tratá-los como um cão pequeno. Ele possui particularidades diferentes, por exemplo, a taurina, que é um aminoácido essencial para os felinos. Outra diferença é em relação aos medicamentos, já que nem todos podem ser administrados para os felinos e as dosagens são diferentes em muitos, quando comparamos com os cães. Portanto, o crescente número dessa espécie e a maior expectativa de vida dos animais, faz com que os veterinários se interessem mais ou necessitem se capacitar para atender com uma maior excelência esse pet", conclui.

Problemas mais comuns

Vale saber que os cálculos mais comuns nos felinos são estruvita, oxalato de cálcio e urato. O primeiro ocorre, principalmente, em fêmeas, região da bexiga e cálculos maiores e em menor número. É mais comum em animais com sobrepeso e sedentários, que, geralmente, têm uma urina mais concentrada. Comumente acomete felinos abaixo dos 7 anos de idade. O oxalato de cálcio pode ser encontrado em qualquer lugar do trato urinário (superior e inferior) sendo mais comum em machos, animais sedentários e com sobrepeso, normalmente acima dos 7 anos de idade, alta densidade urinária, urina ácida e, geralmente, esses felinos têm hipercalcemia associada. O cálculo de urato é mais comum na América Latina, ocorre somente na bexiga, em gatos menores de quatro anos e é mais difícil de diagnosticar, pois, a não ser que fique muito grande, não é visível ao raio-x.

Ao sinal de qualquer desconforto que o seu animal de estimação apresente, encaminhe-o para uma consulta veterinária. O atendimento profissional é fundamental para resolver o problema de forma adequada.

Sobre a Hill´s Pets Nutrition

A Hill's Pet Nutrition dá seguimento à tradição em cuidados com os animais iniciada em 1939 por um veterinário notável. Nossos alimentos Prescription Diet? e Science Diet? oferecem a mais alta qualidade em nutrição para cães e gatos que existe. Estamos fazendo diferença na vida das pessoas e de seus animais no mundo inteiro.

As linhas de alimentos da Hill's? surgiram em 1939. O Dr. Mark L. Morris Sr. acreditava que certas doenças de animais de companhia poderiam ser tratadas por meio de uma nutrição cuidadosamente elaborada. Suas ideias foram visionárias na medicina veterinária, e ele logo pode comprovar sua teoria.

Um jovem cego, chamado Morris Frank, perguntou ao Dr. Morris se alguma coisa poderia ser feita para ajudar seu cão-guia, Buddy, que estava com alterações renais. O resultado do esforço do Dr. Morris foi a formulação nutricional do que viria a ser o primeiro produto terapêutico da linha Hill's Prescription Diet e o primeiro alimento de animais de companhia no mundo desenvolvido para a saúde renal. Pouco tempo depois, a Hill's Pet Nutrition foi fundada e o campo da nutrição terapêutica ganhou vida. Aquele primeiro alimento terapêutico evoluiu para Hill's? Prescription Diet? k/d?, que é vendido até hoje.
Informações para a Imprensa:

Pólvora Comunicação
Renata Soller
E-mail: renatasoller@polvoracomunicacao.com.br
Tel: (11) 98217.7570




Website: http://www.hillspet.com.br

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso