Política
10/06/2024 16:01

Lula conversa com Putin e defende negociação de paz na guerra entre Rússia e Ucrânia


Por Sofia Aguiar

Brasília, 10/06/2024 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou, nesta segunda-feira, 10, com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Na ligação, o brasileiro reiterou a defesa pela negociação de paz que envolva os dois lados do conflito na guerra do país com a Ucrânia.

De acordo com nota divulgada pelo Palácio do Planalto, Lula recebeu a ligação do russo nesta manhã. Dentre os temas abordados, os presidentes conversaram sobre Ucrânia, cooperação econômica bilateral e governança multilateral.

“Sobre a Ucrânia, o presidente Lula reiterou a defesa de negociações de paz que envolvam os dois lados do conflito, em linha com documento assinado pelos assessores presidenciais Celso Amorim e seu homólogo chinês Wang Yi”, diz a nota divulgada pelo governo federal.

Na conversa, Lula defendeu a necessidade de uma ampla reforma do sistema da governança global que reflita os novos arranjos geopolíticos mundiais. Na visão do petista, é preciso reforçar o papel da Organização das Nações Unidas como “espaço de concertação para a prevenção de conflitos”.

Putin aproveitou a conversa para expressar solidariedade às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Em boletim da Defesa Civil divulgado no domingo, 9, o número de mortos em decorrência da tragédia é de 173.

Contato: sofia.aguiar@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso