Política
08/09/2021 15:14

Aras cita Ulysses Guimarães e diz que Constituição jamais deverá ser afrontada


Por Daniel Weterman e Amanda Pupo

Brasília, 08/09/2021 - Após o presidente Jair Bolsonaro usar as manifestações de 7 de setembro para pregar desrespeito a decisões judiciais, o procurador-geral da República, Augusto Aras, citou o ex-deputado constituinte Ulysses Guimarães, um dos principais opositores à ditadura militar, para defender a Constituição e a harmonia entre os Poderes.

Em discurso na sessão do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (8), Aras classificou os atos nas ruas como uma "festa cívica com manifestação pacífica". Ele ainda defendeu diálogo e soluções com "ferramentas da institucionalidade" para resolver os conflitos.

O procurador-geral da República é responsável por encaminhar eventuais denúncias contra o presidente da República. Indicado por Bolsonaro para o cargo, Aras é criticado e até acusado de prevaricação por não avançar nas investigações contra o chefe do Executivo.

A fala do procurador-geral da República ocorreu logo após o presidente do STF, ministro Luiz Fux, reagir às declarações de Bolsonaro e classificar como crime de responsabilidade o conteúdo das falas do presidente. Para Aras, a independência entre os Poderes pressupõe harmonia.

"Não podemos desprezar os recursos e ferramentas da institucionalidade, o devido processo legal, o devido processo legislativo, o devido processo administrativo", disse. "A voz da rua é a voz da liberdade e do povo, mas não só. A voz das instituições que funcionam a partir das escolhas legítimas do povo e de seus representantes também é a voz da liberdade." Em meio à escalada da crise entre os Poderes, o procurador-geral declarou "amor" pela democracia e defendeu diálogo e harmonia. "É mediante o diálogo, com discordâncias, mas sem discórdias, um caminho para a paz por meio do consenso social."

Contato: daniel.weterman@estadao.com; amanda.pupo@estadao.com

Para saber mais sobre o Broadcast Político, entre em contato com comercial.ae@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2021 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos