Política
12/05/2020 14:12

Câmara aprova MP que extingue Reserva Monetária e destina valor para o combate à covid-10


Por Camila Turtelli

Brasília, 12/05/2020 - A Câmara aprovou nesta terça-feira (12) a Medida Provisória (MP) 909, que extingue o fundo da Reserva Monetária. O fundo, criado em 1966 com parcela da arrecadação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), é administrado pelo Banco Central, não tem mais função e encerrou o ano de 2019 com cerca de R$ 9 bilhões em ativos. Na versão aprovada, o montante será destinado à ações de prevenção do combate da covid-19. O texto segue agora para o Senado.

O relatório do deputado Luis Miranda (DEM-DF) destinava o recurso para Estados e municípios que reabrirem comércios. No entanto, vários partidos pediram a retirada desse trecho do projeto.

De acordo com o novo texto, os recursos da extinta Reserva Monetária serão transferidos aos Estados, ao Distrito Federal e aos municípios. O dinheiro poderá ser usado para a aquisição de materiais de prevenção à propagação do coronavírus, com a finalidade de proporcionar condições de abertura dos estabelecimentos comerciais.

Os recursos serão distribuídos na proporção de 50% para os Estados e o Distrito Federal e de 50% para municípios, de acordo com os coeficientes do Fundo de Participação dos Estados e do Distrito Federal (FPE) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), respectivamente.

"Conseguimos condicionar os repasses à observância das recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), de forma a evitar que prevaleça a pressão de Bolsonaro pelo fim do distanciamento social, pressão que só faz aumentar o número de mortos entre nós. Da mesma forma, retiramos a condicionante de que as ações devem estar voltadas para a reabertura do comércio, pela mesma razão", afirmou o líder do PSB, Alessandro Molon (RJ).

A sessão da Câmara foi encerrada na sequência, mas deve ser retomada às 15 horas.

Contato: camila.turtelli@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso