Política
19/10/2020 08:49

Estados em pauta: governador de MG diz que privatização da Codemig é saída para endividamento


Por Pedro Caramuru

São Paulo, 19/10/2020 - O governador de Mina Gerais, Romeu Zema (Novo), defendeu a privatização da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig), que aguarda deliberação da assembleia legislativa mineira, como saída para o alto endividamento do Estado. Em entrevista à rádio CNN, Zema afirmou que os recursos da desestatização da companhia permitiriam ao Estado fechar as contas de 2020 e de 2021.

Segundo o governador, a privatização da Codemig seria mais fácil - que a da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) ou a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) - uma vez que essa é uma empresa de capital fechado.

Zema defendeu também a adequação ao Regime de Recuperação Fiscal (RFF), como forma de evitar os altos índices de endividamento do Estado, e a continuidade dos repasses federais. Segundo dados de agosto do Tesouro Nacional, Minas é o Estado, dos entes federativos, com a maior relação entre as obrigações financeiras e a disponibilidade em caixa, de 6.598,8%, e o terceiro na relação entre a dívida consolidada e a receita corrente líquida, de 204,0%.

De acordo com Zema, “tudo o que era possível fazer no setor Executivo em termos de cortar gastos, foi cortado”. “Nunca se economizou tanto em Minas Gerais quanto no meu governo, até talvez seja por isso que estamos conseguindo respirar”, disse.

Contato: pedro.caramuru@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso