Política
15/05/2024 15:21

Estados em Pauta/Costa: MDS fez busca ativa e incorporou 21 mil famílias do RS ao Bolsa Família


Por Amanda Pupo, Sofia Aguiar e Caio Spechoto

Brasília, 15/05/2024 - O ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou há pouco que o Ministério do Desenvolvimento Social vai incorporar 21 mil famílias gaúchas ao Bolsa Família. Além disso, foi antecipado para a próxima sexta-feira, 17, o pagamento do benefício social a quem já é atendido. "MDS fez busca ativa das famílias, que serão incluídas no programa para ter renda imediata", disse Costa em novo anúncio de medidas para atender a população gaúcha afetada pelas enchentes. O ministro ainda lembrou que haverá antecipação do calendário do abono salarial para o Estado, liberação de duas parcelas adicionais do seguro-desemprego e restituição do imposto de renda paga prioritariamente aos gaúchos, o que deve liberar R$ 1,1 bilhão neste mês.

Ainda de acordo com Costa, quem tem imóvel financiado via FGTS e pelo Minha Casa, Minha Vida (MCMV) terá suspensão das parcelas mensais por seis meses. Além disso, haverá aumento do tempo para usar o saldo do FGTS para pagar parcelas em atraso, de 6 para 12 meses, além de carência de 180 dias para os novos contratos.

O ministro ainda avaliou que, com o alívio financeiro ao Estado, que terá o pagamento da dívida com a União suspenso por três anos, o Rio Grande do Sul poderá estar nos próximos três anos entre os "oito ou nove" Estados que mais irão investir. "O Brasil vai devolver a capacidade de investimento do RS, que hoje é um dos Estados que tem menos capacidade de investir", disse Costa.

Contatos: sofia.aguiar@estadao.com, caio.spechoto@estadao.com e amanda.pupo@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso