Política
01/10/2022 21:56

Eleições 2022: Agregador Estadão Dados mostra Lula com 51% dos votos válidos; Bolsonaro tem 36%


Por Daniel Bramatti

São Paulo, 01/10/2022 - O agregador de pesquisas eleitorais do Estadão Dados já está atualizado com os dados divulgados neste sábado, 1º, pelos institutos Datafolha, Ipec, Quaest, Ipespe e MDA. Segundo a Média Estadão Dados, calculada pelo agregador, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 51% das intenções de voto e Jair Bolsonaro (PL), 36%. Esses números se referem aos votos válidos, ou seja, os atribuídos apenas aos candidatos, sem contar nulos, brancos e indecisos.

Considerando-se os votos totais, incluindo em branco, nulos e indecisos, Lula tem 47% e Bolsonaro, 33%.

O agregador é uma ferramenta interativa cujos gráficos mostram o cenário mais provável da corrida presidencial nos últimos seis meses, segundo nossa metodologia. Nele, além de consultar a Média Estadão Dados, é possível ver de forma separada as estimativas das pesquisas presenciais e telefônicas.

A Média Estadão Dados, que tem atualização diária, não é a simples soma dos resultados e divisão pelo número de pesquisas. O cálculo considera as linhas de tendência de cada candidato (se estão estáveis, subindo ou caindo) e atribui pesos diferentes às pesquisas segundo sua “idade” (a data de realização) e metodologia (consideramos que, na média os resultados são mais precisos quando os eleitores são entrevistados de forma presencial, em vez de por telefone).

Os gráficos do agregador mostram 99 pesquisas sobre a corrida presidencial divulgadas nos últimos seis meses, mas nem todas são consideradas nos cálculos. Hoje, véspera da eleição, entram na Média Estadão Dados os números das empresas que divulgaram pelo menos um levantamento nos últimos 6 dias. Essa janela de inclusão diminuiu com o tempo. O objetivo foi evitar que resultados desatualizados afetassem os números do agregador. Também há salvaguardas para evitar que os chamados outliers ou “diferentões” puxem a média para cima ou para baixo. O agregador automaticamente reduz o peso de pesquisas que mostrem resultados muito distantes da média geral ou da média de Datafolha e Ipec, empresas que consideramos o “padrão ouro” por sua tradição e metodologia.
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