Política
01/10/2022 20:13

Eleições 2022/Pesquisa Ipec: Em votos válidos na Bahia, ACM Neto tem 51% e Jerônimo, 40%


Por Sofia Aguiar e Bruno Luiz

São Paulo e Salvador, 01/10/2022 - Pesquisa Ipec publicada neste sábado, 1º, que mostra o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) na liderança da disputa pelo governo da Bahia, com 51% dos votos válidos. Em segundo, aparece o candidato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jerônimo Rodrigues (PT), com 40%.

Os índices mostram que ACM Neto segue em trajetória de queda nos votos válidos. Na primeira pesquisa Ipec, divulgada em 26 de agosto, o porcentual do candidato era 69%. O número caiu para 54% no levantamento seguinte, publicado em 23 de setembro.

Jerônimo mantém a trajetória de alta nos votos válidos. Na primeira pesquisa Ipec, o porcentual do petista era 17%, número que subiu para 37% na seguinte.

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Em terceiro, aparece João Roma (PL), que tem apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL), com 7%. Os candidatos Marcelo Millet (PCO) e Kleber Rosa (PSOL) marcaram 1% cada. Giovani Damico (PCB) não pontuou.

Os índices mostram que ACM Neto segue em trajetória de queda nos votos válidos. Na primeira pesquisa Ipec, divulgada em 26 de agosto, o percentual do candidato era 69%. O número caiu para 54% no levantamento seguinte, publicado em 23 de setembro.

Senado

Candidato à reeleição, Otto Alencar (PSD) tem 54% dos votos válidos na disputa pelo Senado e deve sair vitorioso das urnas neste domingo, 2, segundo o Ipec. Em segundo lugar na corrida eleitoral está Cacá Leão (PP), com 29% das intenções de votos válidos. A candidata Raíssa Soares (PL) obteve 9%,

A pesquisa, contratada pela TV Bahia, ouviu 2.000 pessoas entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, em 92 municípios do Estado. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA - 01710/2022 (TRE) e BR - 05440/2022 (TSE).

Contatos: brunol.santos@estadao.com; sofia.aguiar@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso