Política
01/10/2022 20:45

Eleições 2022/Pesquisa Quaest: no RJ, Castro tem 48% e Freixo, 32%, em votos válidos


Por Sofia Aguiar, Bruno Luiz e Francisco Carlos de Assis

São Paulo e Salvador, 01/10/2022 - Às vésperas do primeiro turno das eleições, o governador do Rio de Janeiro e candidato à reeleição, Cláudio Castro (PL), segue na liderança da disputa estadual com 48% dos votos válidos. Em segundo lugar, aparece Marcelo Freixo (PSB), com 32%. Os dados são da pesquisa Genial/Quaest, divulgada neste sábado (1º).

Em terceiro lugar aparece Rodrigo Neves (PDT) com 10%. Ele é seguido de Paulo Ganime (Novo), com 5%, e Cyro Garcia (PSTU) e Wilson Witzel (PMB), com 2% cada. Juliete Pantoja (UP) obteve 1%. Já Eduardo Serra (PCB) e Luiz Eugênio (PCO) não pontuaram.

Senado

Na disputa pelo Senado, Romário (PL) segue na liderança e acumula 44% dos votos válidos. Na sequência, aparecem Clarissa (União Brasil), com 19%, e Alessandro Molon (PSB), com 16%. André Ceciliano (PT) tem 12% e Cabo Daciolo (PDT), 6%. Bárbara Sinedino (PSTU), Professor Helvio Costa (DC) e Itagiba (Avante) tiveram 1%. Os demais não pontuaram.

Para a contabilidade de votos válidos são excluídos os votos em branco ou nulo e os indecisos, é a assim que a Justiça eleitoral contabiliza e divulga o resultado oficial da eleição.

Foram ouvidas 2 mil pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número RJ-05821/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-07190/2022.

Contatos: sofia.aguiar@estadao.com, brunol.santos@estadao.com e francisco.assis@estadao.com

Para saber mais sobre o Broadcast Político, entre em contato com comercial.ae@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso