Agronegócios
25/06/2021 11:08

BRF/Lorival Luz: compra da Mogiana complementa operação e permite expansão doméstica e internacional


Por Julliana Martins

São Paulo, 25/06/2021 - A BRF avança no mercado de alimentação para pets, desta vez, com a aquisição das sociedades detentoras de 100% do capital social da brasileira Mogiana Alimentos. Anunciada na manhã desta sexta-feira, a operação tem como objetivo expandir a atuação da empresa no mercado interno e internacional, disse o presidente da companhia, Lorival Luz, em entrevista ao Broadcast Agro. Há uma semana, a empresa havia informado a compra da Hercosul, que tem fábricas no Rio Grande do Sul e no Paraguai. "Somando essa compra à do Grupo HercoSul, estamos mais bem posicionados nos dois principais mercados de petfood no Brasil: as Regiões Sul e Sudeste. Além disso, ampliamos nosso espaço no mercado internacional".

A aquisição eleva o market share da BRF no segmento em 6%, dos 4% previstos com a incorporação da Hercosul, para um total de aproximadamente 10%, de acordo com estimativas baseadas nos dados fornecidos pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). Nesse sentido, a empresa se aproxima da meta de se tornar um dos principais players no mercado de alimentação pet até 2025, acrescenta o vice-presidente de Novos Negócios da BRF, Marcel Sacco.

Com duas unidades produtivas, em Campinas e Bastos, interior de São Paulo, a operação da Mogiana vai se integrar à da BRF Pet, em Francisco Beltrão (PR), e à da HercoSul, em Ivoti (RS) e Juan León Mallorquin (Paraguai), para complementar a produção, com foco em canal especializado. O diretor de Pet da BRF, Vladmir Maganhoto, destacou que a empresa também vai complementar as exportações do setor, uma vez que já realiza embarques para o Caribe, países da Europa, como Rússia, e outros da América do Sul.

No Brasil, a BRF deve alimentar a estratégia de continuar se expandindo geograficamente, podendo aumentar as vendas nas Regiões Norte e Nordeste, por meio de um espaço que a Mogiana e a Hercosul já têm nesses mercados. "A Mogiana, por exemplo, é bem representativa em um ou dois Estados do Norte do País e a consolidação de ambas as empresas nos deixa com uma ótima oportunidade de crescimento no futuro", afirmou Maganhoto. Segundo ele, neste primeiro momento, a empresa não pretende investir na criação de novas fábricas nessas áreas, mas um movimento nesse sentido para o longo prazo não é descartado. "Também não vamos precisar realizar investimentos significativos em expansão da capacidade produtiva, juntas, as unidades conseguem atender a todos esses mercados e a ideia é usar o que já temos para competir naquela região", acrescenta o executivo.

Em relação ao portfólio de produtos, a Mogiana Alimentos contribui com uma produção voltada para as categorias Super Premium e High Premium, de rações para cachorros e gatos. A integração dessa operação, além de ampliar a variedade de produtos, vai permitir um aumento da produção da marca Balance, que já é produzida pela BRF Pet no Paraná, observou Maganhoto.

Assim como a compra do Grupo HercoSul, a da Mogiana Alimentos está sujeita à aprovação de autoridades competentes do País e deve ser concluída nos próximos 30 a 45 dias, estimou o CEO da BRF, Lorival Luz.

Contato: julliana.martins@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso