Política
21/06/2022 09:18

Lira se reúne com líderes da oposição e governo para discutir mudanças na Petrobras


Por Iander Porcella

Brasília, 21/06/2022 - O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), volta a se reunir, ao longo desta terça-feira, 21, com lideranças da oposição e da base governista para discutir mudanças na Petrobras. Ontem, após uma reunião da qual participou também o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o deputado disse que o PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, decidiu apresentar o pedido de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a estatal.

Diante do aumento nos preços dos combustíveis, os políticos fazem uma ofensiva contra a Petrobras. Hoje, segundo apurou o Broadcast Político, os líderes partidários vão discutir com técnicos do governo possíveis mudanças na Lei das Estatais, na política de preços, que atualmente tem paridade internacional, e na composição do Conselho Administrativo da empresa. Além disso, os parlamentares e o Palácio do Planalto devem debater o direito de preferência da Petrobras em licitações.

Em pronunciamento ontem após a reunião, Lira disse que mudanças na Lei das Estatais podem ser feitas pelo governo por meio de medida provisória (MP). O objetivo, de acordo com o presidente da Câmara, seria proporcionar uma "sinergia" maior entre as estatais e o governo de ocasião.

Lira afirmou que as estatais, nos últimos anos, foram transformadas em "seres autônomos e com vida própria". Ele disse que, muitas vezes, essas empresas ficam dissociadas do governo de ocasião. Em abril, Lira já havia defendido alterações na Lei das Estatais, após o economista Adriano Pires desistir de assumir a presidência da Petrobras por acusações de conflito de interesse devido à atuação dele no setor energético.

Também estão no radar dos parlamentares medidas como taxar a exportação de petróleo, aumentar os impostos sobre o lucro da Petrobras, dar subsídios direcionados a caminhoneiros e outras categorias e elevar o número de beneficiários do vale-gás.

Contato: iander.porcella@estadao.com

Para saber mais sobre o Broadcast Político, entre em contato com comercial.ae@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Político e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso