Agronegócios
21/07/2021 11:30

BC/Cláudio Filgueiras: anunciaremos, em breve, sistema para abrir informações que produtor autorizar


Por Augusto Decker

São Paulo, 21/07/2021 - O Banco Central deve anunciar nos próximos meses uma novidade no processo de crédito rural, permitindo que instituições financeiras obtenham acesso a mais informações com autorização do produtor. "As instituições financeiras poderão, se o produtor autorizar, consultar tudo que ele tem no sistema", afirmou o chefe do Departamento de Regulação, Supervisão e Controle das Operações do Crédito Rural e do Proagro do Banco Central, Cláudio Filgueiras Pacheco Moreira. "Isso está pronto. Falta o anúncio oficial e o preparo dos sistemas das instituições." Segundo Filgueiras, as instituições sinalizaram que seus sistemas devem ficar prontos em um ou dois meses. As declarações foram dadas na manhã desta quarta-feira em webinar sobre o Bureau Verde, novo sistema do BC que junta bases de dados para verificar riscos socioambientais na concessão de crédito rural, realizado pela Serasa Experian.

Para o primeiro semestre do ano que vem, diz o executivo, o objetivo é lançar uma segunda fase, em que todos possam, com autorização do produtor rural, consultar suas informações no sistema. "Espero que em janeiro isso seja algo a se lançar."

A ideia do projeto, diz ele, é integrar bases de dados para tornar o crédito rural mais acessível. "Hoje, estamos juntando num local e disponibilizando para o sistema financeiro, e depois ao mercado, as informações."

Outro objetivo, afirma Filgueiras, é usar a tecnologia que já existe para evitar procedimentos não permitidos, como operações de crédito em áreas indígenas ou reservas federais. "É um projeto gigante, um sistema que está evoluindo há sete, oito anos. A ideia é que a evolução seja rápida e esteja implementada entre um e dois anos."

Contato: augusto.decker@estadao.com
Para ver esta notícia sem o delay assine o Broadcast Agro e veja todos os conteúdos em tempo real.

Copyright © 2024 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso