Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Zetta: Medidas do BC são passo importante para proteger sistema de organizações criminosas

5 de setembro de 2025

Por Altamiro Silva Junior

São Paulo, 05/09/2025 – A Zetta, associação que reúne as principais fintechs em operação no Brasil, manifestou apoio às medidas anunciadas hoje pelo Banco Central, que representam um aperto na regulação do sistema financeiro para fechar brechas exploradas pelos criminosos em ataques à infraestrutura do sistema para desviar recursos.

“As ações representam um passo importante para proteger os consumidores e fortalecer a integridade do sistema diante de tentativas de uso ilícito da infraestrutura financeira por organizações criminosas”, afirma a Zetta em nota à imprensa. Entre os associados da instituição estão nomes como Nubank, 99Pay, Neon e PicPay.

A Zetta defende um “processo contínuo de aprimoramento regulatório” e avanço com a esperada publicação de normas específicas sobre Banking as a Service (BaaS) e ativos virtuais, ressalta o comunicado.

A nota menciona ainda a esperada versão 2.0 do Mecanismo Especial de Devolução (MED), que vai rastrear contas em busca de dinheiros desviados dos correntista, por exemplo, via Pix. Para a Zetta, esta medida ampliará a capacidade de recuperação de recursos que tenham sido objeto de transações sucessivas como forma de evasão de recursos ilícitos. Em dezembro, o MED 2.0 começa a funcionar com adesão opcional pelos bancos, mas a partir de fevereiro de 2026 a nova versão será obrigatória.

“É igualmente essencial assegurar o fortalecimento institucional do Banco Central, com recursos adequados para o pleno exercício de suas funções de supervisão, regulação e licenciamento”, destaca a associação, reforçando que somente com uma autoridade monetária fortalecida será possível garantir um sistema financeiro “cada vez mais seguro, inovador e dinâmico”.

Contato: altamiro.junior@estadao.com

Veja também