Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Zarattini: MP (IOF) está virando disputa eleitoral; Tarcísio usa tempo para pressionar deputados

8 de outubro de 2025

Por Victor Ohana

Brasília, 08/10/2025 – O relator da Medida Provisória com alternativas à elevação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), Carlos Zarattini (PT-SP), acusou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o presidente do União Brasil, Antonio Rueda, e o presidente do Progressistas (PP), Ciro Nogueira, de atrapalharem a votação de seu parecer. As declarações ocorreram em entrevista à GloboNews, nesta quarta-feira, 8, data-limite para Câmara e Senado aprovarem a MP antes da caducidade.

“O problema todo é o seguinte. Isso está virando disputa eleitoral. O governador Tarcísio de Freitas, ao invés de governar o Estado de São Paulo, ele está usando o seu tempo para ficar pressionando deputado”, declarou Zarattini.

O petista acrescentou: “Ele (Tarcísio), o Ciro Nogueira e o Rueda, que são os presidentes do PP e do União Brasil, ao invés de trabalhar para cuidar de efetivamente a gente permitir que o governo trabalhe, nós precisamos que eles parem de atrapalhar e que permitam que os seus parlamentares cumpram os acordos feitos”.

O relator também disse que, como plano B, no caso de a MP não ser aprovada, “o governo tem várias medidas que podem ser adotadas”. De acordo com o parlamentar, “são medidas de caráter unilateral: o governo pode fazer através de decretos, portarias”.

O deputado ponderou: “Evidente que tem seus limites, mas que podem ser adotadas também. Mas nós estamos aqui é votando um consenso. Nós fizemos uma negociação exaustiva. O que está nessa Medida Provisória não é 100% do agrado de A ou de B, mas é fruto de um consenso”.

Contato: victor.ohana@estadao.com

Veja também