Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
8 de janeiro de 2026
Por Camila Vech
São Paulo, 08/01/2026 – Os sistemas de armazenamento de energia em baterias (BESS) tende a ganhar espaço à medida que se aproxima o primeiro leilão de baterias em grande escala, agendado para abril de 2026 dentro do programa LRCap, acredita a XP. Para a casa, WEG está bem posicionada para capturar o crescimento do mercado de BESS.
O Ministério de Minas e Energia (MME) confirmou a estrutura do leilão no fim de 2025: cada sistema precisará ter ao menos 30 MW, garantir descarga diária de quatro horas e firmar contratos de dez anos válidos a partir de 2028. Haverá incentivos de localização para regiões estratégicas, como o Nordeste e o Norte de Minas Gerais. Paralelamente, a queda dos preços das baterias de íon-lítio, já abaixo de US$ 100/kWh, reforça a viabilidade econômica do armazenamento frente a alternativas térmicas.
Nesse cenário, a corretora acredita que a WEG é um player relevante para esse segmento. Em relatório, cita o forte relacionamento da companhia com concessionárias, o histórico operacional e o suporte pós-venda como vantagens competitivas.
Apesar do risco de concorrência intensa, especialmente com a busca do MME por investimentos de fabricantes chinesas, a XP sustenta que os sistemas de armazenamento permanecem um vetor estratégico para a WEG, ao lado de projetos de microrredes industriais, soluções para mobilidade urbana e condensadores síncronos.
Para os analistas, o armazenamento desponta como peça central da transição energética, por mitigar a volatilidade gerada pela maior participação de fontes solares e eólicas.
Contato: camila.vech@estadao.com
Veja também