Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Von der Leyen: Hungria escolheu a Europa; país retoma seu caminho europeu

12 de abril de 2026

Por Mateus Fagundes

São Paulo, 12/04/2026 – A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, disse neste domingo, 12, que a Hungria “escolheu a Europa”. Em postagem na rede social X, escrita em inglês e em húngaro, ela afirmou que o país retoma o seu “caminho europeu”. “A Europa sempre escolheu a Hungria”, escreveu. “O coração da Europa está batendo mais forte na Hungria esta noite.”

Neste domingo, os húngaros foram às urnas para uma eleição crucial. Os primeiros resultados mostraram a derrota do partido do primeiro-ministro, Viktor Orbán, o Fidesz, de extrema-direita. O premiê é aliado dos presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, e nos 16 anos que comandou o país foi oposição a uma série de políticas da União Europeia.

Duas horas após o fechamento das urnas, Orbán reconheceu a derrota. O partido de oposição Tisza, de Péter Magyar, lidera a contagem de votos.

Contato: mateus.fagundes@broadcast.com.br

Veja também