Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Trump: Otan está cometendo um erro grave ao não ajudar os EUA

17 de março de 2026

Por Thais Porsch

São Paulo, 17/03/2026 – O presidente dos EUA, Donald Trump, disse hoje que acredita que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) está “cometendo um erro grave”, após membros se recusarem a ajudar os americanos no conflito com o Irã.

“Não precisamos de ajuda para escoltar navios pelo Estreito de Ormuz; não queremos pessoas que acham que o Irã não é uma ameaça”, enfatizou Trump em coletiva de imprensa com o Taoiseach, ou chefe de estado, da Irlanda, Micheál Martin. O republicano também voltou a afirmar que está desapontando com a Otan e que não vai rever sua posição.

Perguntado sobre a falta de colaboração da França em Ormuz, o republicano enfatizou que o presidente francês, Emmanuel Macron, estará “fora do cargo em breve”. Em contrapartida, países como Catar, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Bahrein deram “grande apoio” em relação ao Irã.

O presidente americano ainda confirmou que o chefe de segurança nacional do país persa foi morto nesta madrugada por Israel: “Acho que o verdadeiro líder foi morto ontem”. Segundo ele, os EUA poderiam eliminar o petróleo na Ilha de Kharg e eliminar a capacidade elétrica de Teerã “em uma hora”.

Contato: thais.porsch@estadao.com

Veja também