Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
18 de dezembro de 2025
Por Wilian Miron
São Paulo, 18/12/2025 – Diante de uma perspectiva de melhora nas chuvas no início do verão, a consultoria Thymos Energia estimou em R$ 250,00 por megawatt-hora (MWh) o valor médio do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) durante a estação.
Segundo a consultoria, a estimativa considera a consolidação do período úmido que começa com os reservatórios das hidrelétricas ainda em níveis abaixo da média histórica para o período, principalmente no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, que concentra a maior parte da capacidade de armazenamento de água para produzir energia.
O cálculo também considera as expectativas divulgadas mais cedo pela Nottus, de um verão com chuvas mais elevadas no Centro-Oeste do País, mas irregulares por conta da influência do fenômeno La Niña. “A afluência deve contribuir para a recuperação dos reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN). Porém, os preços de curto prazo devem permanecer mais elevados do que o observado em 2024”, destaca a Thymos, em nota.
Além da expectativa dos preços do mercado livre, a previsão de chuvas afeta também a previsão de bandeiras tarifárias, no mercado regulado. Para os meses de verão, a Thymos espera a ocorrência de bandeira verde em janeiro, sem custo adicional na tarifa de energia. Para os demais meses até abril, a avaliação é que possa haver manutenção desse patamar, dependendo da confirmação do volume e regularidade das chuvas.
De acordo com a Thymos, as oscilações no regime hídrico e eventuais intercorrências operativas podem provocar revisões nas estimativas ao longo do período.
Contato: wilian.miron@estadao.com
Veja também