Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Tarcísio reafirma que não vai disputar a Presidência: pretendo concorrer à reeleição

17 de setembro de 2025

Por Geovani Bucci

São Paulo, 17/09/2025 – O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), reafirmou nesta quarta-feira, 17, que não vai concorrer à Presidência da República nas eleições do ano que vem. A declaração foi feita durante conversa com jornalistas em Araçatuba, no interior paulista.

Trata-se da primeira vez que Tarcísio nega intenção de disputar o Executivo nacional após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) por comandar uma tentativa de golpe. Apesar de negar publicamente que irá concorrer, o governador é tido como candidato favorito pelo Centrão e setores da elite financeira do País. “Pretendo concorrer à reeleição”, disse.

Na última segunda-feira, 15, Tarcísio desistiu de retornar à Brasília para dar continuidade às articulações da anistia ao ex-presidente e aos demais condenados. Ele permaneceu 48 horas em Brasília na primeira semana deste mês, quando conversou com presidentes de partidos e lideranças do Congresso Nacional. O movimento ocorreu após sofrer críticas dos filhos de Bolsonaro, o vereador Carlos e o deputado federal licenciado Eduardo. Na terça-feira, 16, ele chegou a dizer que “o esforço que tinha de ser feito, foi feito”.

Contato: geovani.bucci@estadao.com

Veja também