Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Tarcísio e Caiado vão a Brasília nesta 3ªF para participar de audiência sobre PEC da Segurança

1 de dezembro de 2025

Por Geovani Bucci, Pepita Ortega e Victor Ohana

Brasília e São Paulo, 01/12/2025 – Os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), devem participar na manhã desta terça-feira, 2, de audiência pública conduzida pela comissão especial que discute a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública na Câmara dos Deputados, em Brasília. Os nomes dos mandatários constam como confirmados para o debate sobre as “competências federativas na segurança pública, sob a ótica estadual”.

Também há a expectativa de que os governadores do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), participem da sessão, embora seus nomes ainda não estejam confirmados no encontro, tampouco foram oficializados por suas assessorias. O debate foi convocado a pedido dos deputados Celso Russomanno (Republicanos-SP), Aluisio Mendes (Republicanos-MA) e da deputada Delegada Ione (Avante-MG).

A audiência ocorre na semana em que está prevista a divulgação do relatório sobre o tema pelo deputado Mendonça Filho (União-PE), que confirmou as informações ao Broadcast Político. Mais cedo, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), ressaltou que o parlamentar deve participar da reunião de líderes da Casa, também prevista para esta terça-feira, 2, para apresentar ao colegiado pontos do relatório. Em outras ocasiões, Motta já indicou a vontade de levar a PEC ao plenário tão logo seja aprovada na comissão especial. Segundo ele, a expectativa é que seja aprovada antes das festas de fim de ano.

Durante a celebração do 134º aniversário do 1° Batalhão de Polícia de Choque “Tobias de Aguiar” (ROTA), nesta segunda-feira, 1º, Tarcísio acenou para Mendonça Filho e, ao lado de Motta, fez menção positiva à PEC da Segurança, proposta pelo governo federal. O governador e o presidente da Câmara também exaltaram o projeto de lei antifacção, relatado pelo secretário de Segurança Pública de Tarcísio, Guilherme Derrite (PP), designado para a relatoria por Motta.

“Temos muita fé no trabalho que está sendo feito pelo deputado Mendonça Filho, relator da PEC da Segurança”, disse Tarcísio. “Eu tenho certeza de que a gente vai ter mais um instrumento importante, mais um instrumento potente de enfrentamento ao crime organizado.”

A questão da segurança pública virou um grande ponto de embate entre governo e oposição, já na mira das eleições do ano que vem. No caso da PEC da Segurança Pública, o principal debate gira em torno da integração das forças policiais, gerando reação dos governadores. Em meio à discussão sobre o projeto de lei antifacção, por exemplo, governadores de direita criticaram a PEC, alegando que ela “não ajuda em nada”. A ida de Tarcísio a Brasília marca mais uma ofensiva do governador de São Paulo contra o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), projetando-se na pauta.

Contato: geovani.bucci@estadao.com; pepita.ortega@estadao.com; victor.ohana@estadao.com

Veja também