Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Tarcísio de Freitas: podemos sim pensar diferente, o debate vai acontecer na arena política

12 de dezembro de 2025

Por Flávia Said, Gabriel de Sousa e Geovani Bucci

Brasília e São Paulo, 12/12/2025 – Em evento que conta também com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no lançamento do novo canal SBT News, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse que é possível pensar diferente e afirmou que o debate acontece na arena política.

Tarcísio começou dizendo que o País vive “um momento de polarização acirrada e de polarização afetiva, onde às pessoas às vezes se odeiam simplesmente porque pensam diferente “. Em seguida, ele defendeu que está na hora de virar a chave e dar a volta por cima. “Nós podemos, sim, pensar diferentes, o debate vai acontecer na arena política. Mas a gente tem como construir uma convergência e um projeto de futuro”, completou, seguindo com elogios ao canal.

Também participam da cerimônia, que ocorre em Osasco (SP), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin; os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Frederico Siqueira Filho (Comunicações) e Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação Social).

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes também está presente. É a primeira aparição pública do ministro desde que o governo dos Estados Unidos retirou as sanções da Lei Magnitsky contra ele e a esposa, Viviane Barci de Moraes, também nesta sexta.

Em seu discurso, Moraes disse que a retirada da Magnitsky foi “uma vitória do Judiciário brasileiro, que não se vergou a ameaças, a coações” e também da soberania nacional e da democracia, sendo aplaudido pelas autoridades presentes. O ministro ainda elogiou Lula pelo empenho nas conversas com os EUA e defendeu que o combate à desinformação só se combate com a liberdade e a seriedade da imprensa.

Contatos: flavia.said@estadao.com; gabriel.sousa@estadao.com; geovani.bucci@estadao.com

Veja também