Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

STF: Deputados federais acompanham a sessão; líder da Oposição vê ‘esperança’ em Fux

10 de setembro de 2025

Por Weslley Galzo, do Estadão

Brasília, 10/09/2025 – Os deputados federais André Fernandes (PL-CE), Evair de Melo (PP-ES) e Zucco (PL-RS) acompanham a sessão da Primeira Turma do STF nesta quarta-feira. Zucco, que é líder da Oposição na Câmara, avaliou a expectativa pelo voto de Luiz Fux como “esperança jurídica”. “Logicamente que o voto do ministro Fux é uma esperança jurídica no meio de uma votação política”, disse o deputado federal. “Acreditamos que ele (Fux) possa trazer alguma novidade”.

Além dos parlamentares aliados de Jair Bolsonaro, o deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) está presente na sessão.

O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus por tentativa de golpe de Estado entra na reta final nesta quarta-feira, 10, com a possibilidade de já se formar maioria pela condenação. A sessão será retomada nesta quarta-feira, às 9h, com os votos ainda pendentes de Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. A expectativa inicial é que somente Fux vote nesta quarta. Como são cinco ministros na Turma, eventual voto por condenação formaria maioria contra os réus. O resultado deve ser proclamado na sexta-feira, 12.

É em Fux que as defesas concentram suas expectativas. O ministro é considerado o menos alinhado a Moraes e o mais suscetível a divergências. Juristas ouvidos pelo Estadão/Broadcast avaliam, no entanto, que o ministro deve acompanhar a condenação, ainda que possa apresentar diferenças em pontos específicos.

Veja também