Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Shell anuncia petrolífera do Kuwait como parceira no Projeto Orca (ex-Gato do Mato)

3 de fevereiro de 2026

Por Gabriela da Cunha

Rio, 03/02/2026 – A Shell Brasil informou há pouco que firmou acordo para vender 20% de participação no Projeto Orca para a Kuwait Foreign Petroleum Exploration Company (KUFPEC). O Orca é um projeto em águas profundas na área do pré-sal da Bacia de Santos. Após a conclusão da transação, esperada até o final de 2026, a Shell continuará como operadora, mantendo 50% de participação.

O Projeto Orca, anteriormente Gato do Mato, é uma descoberta de gás-condensado no pré-sal que abrange dois blocos contíguos: BM-S-54, um contrato de concessão assinado em 2005, e Sul de Gato do Mato, um contrato de partilha de produção obtido em 2017.

Antes da entrada da KUFPEC, os contratos tinham como participantes a Shell (operadora, com 70% de participação), a Ecopetrol (30%) e a Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA). Os parceiros tomaram a decisão final de investimento no projeto em março de 2025. Com a conclusão da transação anunciada hoje, a estrutura será: Shell (operadora) com 50%, Ecopetrol com 30% e KUFPEC com 20%.

Em nota, o presidente de Upstream da Shell, Peter Costello, diz que o acordo reforça a alocação disciplinada de capital no portfólio global da Shell e mantém a companhia como a maior produtora estrangeira de petróleo e gás no país.

“Estamos satisfeitos em receber a KUFPEC como parceira no Orca, um projeto essencial para sustentar a produção de líquidos do nosso portfólio de Upstream”, afirmou. “Com esse avanço, esperamos ampliar os bons resultados da nossa colaboração com a KUFPEC no Egito. Esse movimento aprofunda ainda mais nosso compromisso de longo prazo e nossa parceria estratégica no Kuwait, em alinhamento com a forte colaboração que mantemos com a Kuwait Petroleum Corporation.”

Criada em abril de 1981 pela Kuwait Petroleum Corporation (KPC), sua empresa-mãe, a Kuwait Foreign Petroleum Exploration Company (KUFPEC) atua internacionalmente em exploração, desenvolvimento e produção de petróleo bruto e gás natural.

A transação está sujeita à aprovação regulatória, ao exercício de direitos preferenciais e às condições de fechamento.

Contato: gabriela.cunha@estadao.com

Veja também