Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Datafeed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
23 de janeiro de 2026
Por Gabriel de Sousa
Brasília, 23/01/2026 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone com o presidente da China, Xi Jinping, na noite desta quinta-feira, 22. Segundo nota da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), os dois concordaram em ampliar a cooperação em áreas do conhecimento e Lula irá isentar chineses de algumas categorias de vistos de curta duração.
“Concordaram em ampliar a cooperação em áreas da fronteira do conhecimento. O presidente Lula anunciou, nesse contexto, que concederá isenção de algumas categorias de vistos de curta duração a cidadãos chineses, em reciprocidade à medida de isenção adotada pela China desde 2025”, diz a nota da Secom.
Na conversa por telefone, os dois trataram sobre o “adensamento das relações bilaterais” desde a visita de Xi Jinping ao Brasil e a formação da Comunidade de Futuro Compartilhado por um Mundo mais Justo e um Planeta mais Sustentável, em novembro de 2024.
Segundo a nota, os dois também destacaram as sinergias entre os projetos de desenvolvimento chinês e brasileiro, com destaque nas áreas de infraestrutura, transição ecológica e tecnologia.
Sobre o cenário global, Lula destacou que os dois países possuem um “papel central na defesa do multilateralismo, direito internacional e livre comércio”. Os dois líderes concordaram em atuar para que a Organização das Nações Unidas (ONU) seja fortalecida como um caminho para a paz e a estabilidade global.
“Finalmente, os dois líderes acordaram manter coordenação frequente em temas da agenda bilateral e de interesse regional e global”, conclui a nota da Secom.
Segundo a agência de notícias estatal chinesa Xinhua, Xi disse a Lula que o desenvolvimento chinês irá proporcionar mais oportunidades de cooperação com o Brasil.
“O desenvolvimento de alta qualidade da China por meio de uma abertura de alto nível proporcionará mais oportunidades de cooperação entre os dois países”, disse Xi para o brasileiro.
Contato: gabriel.sousa@estadao.com
Veja também