Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Saúde/Padilha: Lula mostrou que Brasil será respeitado sem bater continência p/outro país

26 de setembro de 2025

Por Naomi Matsui

Brasília, 26/09/2025 – O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) mostrou que o Brasil será respeitado sem bater continência para outro país. Padilha citou o encontro de Lula com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou ter rolado uma “química” com o brasileiro.

“Não é à toa que rolou uma química. Não é só pela sua simpatia e autoridade. É porque seguiu o que minha avó sempre falou: ‘Só é respeitado quem se respeita’. O senhor, diante dos Estados Unidos, mostrou que o Brasil vai ser respeitado sem abaixar a cabeça, sem negar sua soberania e sem bater continência para a bandeira de outro País”, disse o ministro, que foi aplaudido.

Padilha afirmou ainda que “Lula brilhou como o maior estadista do mundo” durante a Assembleia da ONU.

As declarações foram realizadas em evento em Brasília para instalar conselho popular para fiscalizar a reparação dos danos da barragem de Mariana (MG), rompida em 2015.

O Conselho Federal de Participação Social da Bacia do Rio Doce e Litoral Norte Capixaba será formado por 36 integrantes, divididos igualmente entre governo e sociedade civil.

O valor estimado do acordo é de R$ 170 bilhões. A maior fatia é do governo federal, com R$ 49 bilhões. Os recursos poderão ser usados em eixos como economia popular e solidária; segurança alimentar e nutricional; educação popular; tecnologias sociais e ambientais; promoção do esporte e lazer; culturas e mídias locais; e defesa da terra e do território.

Contato: naomi.matsui@estadao.com

Veja também