Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

SAP é alvo de investigação antitruste da UE sobre software da empresa; ação cai 1% em Frankfurt

25 de setembro de 2025

Por Isabella Pugliese Vellani*

São Paulo, 25/09/2025 – A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), lançou uma investigação formal sobre a desenvolvedora de software alemã SAP, afirmando que a empresa pode ter sufocado a concorrência para serviços de manutenção e suporte de seu software de gestão empresarial, o chamado Planejamento de Recursos Empresariais (ERP).

Autoridades europeias mencionaram que a empresa exige que os clientes busquem serviços de manutenção e suporte da própria SAP para seu software ERP local, potencialmente restringindo a concorrência de fornecedores terceirizados. A comissão também afirmou que a SAP impede que os clientes encerrem serviços de manutenção e suporte para licenças de software não utilizadas, o que significa que os clientes podem estar pagando por serviços indesejados.

“Estamos preocupados que a SAP possa ter restringido a concorrência neste mercado secundário crucial, tornando mais difícil para os rivais competirem, deixando os clientes europeus com menos opções e custos mais altos”, explicou a chefe de concorrência da UE, Teresa Ribera, em um comunicado.

A SAP não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. A empresa pode apresentar compromissos para abordar as preocupações da UE.

Por volta das 8h05 (de Brasília), a ação da SAP caía 1,54% na Bolsa de Frankfurt.

Contato: isabella.vellani@estadao.com

*Com informações da Dow Jones Newswires

Veja também