Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Rússia diz que Ucrânia tentou atacar residência de Putin e avalia reconsiderar posição para paz

29 de dezembro de 2025

Por Isabella Pugliese Vellani

São Paulo, 29/12/2025 – O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, disse nesta segunda-feira que Kiev tentou atacar a residência do presidente russo, Vladimir Putin, na região de Novgorod, na madrugada de hoje, em comentários para repórteres, de acordo com informações da Interfax.

“Na noite de 28 para 29 de dezembro de 2025, o regime de Kiev lançou um ataque terrorista utilizando 91 drones de longo alcance contra a residência presidencial russa na região de Novgorod”, afirmou, acrescentando que “todos os drones foram destruídos pelos sistemas de defesa aérea das Forças Armadas da Rússia” e que não houve relatos de vítimas ou danos causados pelos destroços.

Lavrov também mencionou que, diante da tentativa de agressão, a Rússia reconsidera sua posição de negociação para a paz e ameaçou: “Tais ações imprudentes não ficarão sem resposta. Os alvos dos ataques retaliatórios das Forças Armadas Russas e o momento de sua execução já foram determinados”. Por outro lado, ele ressaltou que o Kremlin não pretende se retirar do processo de conversas com os EUA para um possível cessar-fogo.

Segundo a Tass, o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Alexander Grushko, declarou que o regime ucraniano, “juntamente com seus aliados ocidentais”, está tentando sabotar o processo de paz para uma solução na Ucrânia com o ataque à residência russa.

Informações que circulam na internet afirmam que o líder da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que a acusação de Moscou sobre a tentativa de ataque à residência de Putin “é uma mentira”.

Contato: isabella.vellani@estadao.com

Veja também