Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
27 de outubro de 2025
Por Isadora Duarte e Júlia Pestana
São Paulo, 27/10/2025 – O secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Rosa, disse há pouco que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, orientou sua equipe a celebrar um acordo comercial com o Brasil em poucas semanas.
Segundo Rosa, o avanço nas tratativas é resultado do compromisso político renovado por Trump durante o encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), realizado no sábado, 25, em Kuala Lumpur, na Malásia. “Há uma determinação política clara para que o acordo aconteça o mais rápido possível”, afirmou o secretário, em entrevista coletiva na capital malaia.
Rosa explicou que, após o diálogo entre os dois presidentes, os aspectos políticos que poderiam dificultar o entendimento deixaram de existir, e o foco agora é puramente comercial. “O Brasil reiterou a necessidade de reverter a taxação excessiva imposta aos nossos produtos, baseada em motivos improcedentes. A partir de agora, as negociações seguem em bases técnicas.”
Rosa acrescentou que uma equipe de alto nível do governo brasileiro viajará a Washington nas próximas semanas para dar continuidade às conversas e definir o cronograma das reuniões bilaterais.
Já o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, descreveu a reunião entre Lula e Trump como “cordial e produtiva”, destacando que os dois países acordaram um calendário de encontros técnicos para tratar das tarifas impostas aos produtos brasileiros, com prioridade aos setores mais afetados.
O chanceler também informou que representantes dos dois governos se reuniram em Kuala Lumpur com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, e com o representante comercial americano, Jamieson Greer, para alinhar os próximos passos das negociações.
Contato: isadora.duarte@estadao.com; julia.pestana@estadao.com
Veja também