Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
31 de outubro de 2025
Por Célia Froufe
Brasília, 31/10/2025 – O diretor-presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (Fin), Rodrigo Maia, divulgou nota há pouco confirmando que deixa a instituição a partir de hoje. No comunicado, ele agradeceu aos quatro presidentes dos maiores bancos privados do País, às instituições da nova geração, como o Nubank, e fez menções ainda aos comandantes de instituições públicas, como Caixa e Banco do Brasil. Ao final da nota, ele disse que agora é momento de seguir para novos projetos, que serão compartilhados “em breve”. A Broadcast apurou que ele está em negociações para assumir um cargo no BTG Pactual.
Leia abaixo a íntegra do comunicado:
“Comunico que, após quase três anos à frente da Fin (Confederação Nacional das Instituições Financeiras), deixo hoje, 31, a posição de diretor-presidente.
Gostaria de registrar alguns agradecimentos. Primeiramente, ao Sérgio Rial e ao Pedro Moreira Salles, que confiaram em mim e acreditaram que eu poderia conduzir a Fin nessa nova etapa.
Agradeço também às associadas que aceitaram esse desafio desde o início – e às que se somaram à Confederação ao longo da minha gestão – pela confiança depositada no propósito de construir uma instituição capaz de aglutinar as convergências do setor, promovendo um ambiente de negócios mais sólido e um diálogo produtivo com a sociedade e com os Poderes.
Meu reconhecimento aos presidentes dos quatro maiores bancos privados brasileiros – Itaú, Bradesco, Santander e BTG Pactual – e às novas estruturas da indústria financeira, como o Nubank, que se integraram à Fin nos últimos anos. A todos, agradeço a confiança na modernização da instituição e na renovação de sua marca.
Em especial, agradeço ao Mário Leão, presidente do Santander e do Conselho da Fin, pelo apoio constante e pela parceria.
Meu reconhecimento também ao presidente da Caixa e à presidente do Banco do Brasil.
Um agradecimento importante ainda aos colaboradores da Fin, aos que já estavam e aos que chegaram durante a minha gestão.
E, não poderia deixar de mencionar dois amigos que foram fundamentais para minha compreensão mais profunda das demandas do setor nesses anos: Jose Vita (Itaú) e Alessandro Tomao (Santander).
Assumi a liderança da Fin após encerrar uma trajetória de 26 anos na vida pública – período em que tive a honra de presidir a Câmara dos Deputados por quatro anos e sete meses. Desde então, minha principal motivação foi dar visibilidade ao papel essencial do setor financeiro para o funcionamento da economia, buscando agendas que pensassem o futuro do país, voltadas ao fortalecimento institucional e à segurança jurídica. Essa agenda continua indispensável em um país que enfrenta um volume crescente de contenciosos e incertezas.
Liderar essa Confederação foi um desafio espetacular e um aprendizado tão valioso quanto os anos que vivi no Congresso e na Câmara dos Deputados, o qual me sinto muito honrado.
Agora é momento de seguir para novos projetos, que em breve compartilharei.”
Contato: celia.froufe@estadao.com
Veja também