Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Riza e Fama Re.capital anunciam fundo de crédito com meta de R$ 1 bi para transição ecológica

31 de outubro de 2025

Por Bruna Camargo

São Paulo, 31/10/2025 – As gestoras Riza Asset Management e Fama Re.Capital anunciaram hoje o lançamento de um fundo de investimento em crédito voltado a financiar a transição ecológica da economia brasileira, com patrimônio-alvo de R$ 1 bilhão. A iniciativa visa reforçar a capacidade conjunta de identificar, estruturar e executar oportunidades de investimento e de impacto mensurável.

Segundo comunicado, o fundo será estruturado aproveitando os mecanismos de gestão de risco de FIDCs (fundos de investimento em direitos creditórios) e nasce da parceria entre duas gestoras de referência em seus segmentos – a Riza pela experiência em crédito, infraestrutura e estruturação de operações complexas, e a Fama pelo pioneirismo em investimentos responsáveis no Brasil. “Juntas, unem sofisticação financeira, rigor técnico e propósito climático para criar um veículo dedicado para impulsionar a transição verde da economia brasileira com escala, integridade e retorno”, descreve a nota.

O fundo vai concentrar seus investimentos em três setores prioritários, alinhados à Plataforma Brasil de Investimentos Climáticos e para a Transformação Ecológica (BIP): transição Energética, acelerando a descarbonização da matriz e a eletrificação de setores críticos; soluções baseadas na natureza (SBN), restaurando ecossistemas e fortalecendo cadeias regenerativas com capacidade de gerar fluxo de caixa; e descarbonização de processos industriais, apoiando a reconversão tecnológica e a eficiência em setores intensivos em emissões.

“A união entre Riza e Fama Re.Capital parte da convicção de que instrumentos de crédito bem estruturados tornam possível a mobilização de capital para o financiamento verde com níveis adequados de retorno. Desta forma, a unificação entre rentabilidade e impacto tornam esta iniciativa escalável, perene e definitiva”, afirma o comunicado.

As casas já haviam colaborado em outras iniciativas de finanças sustentáveis e agora formalizam sua parceria estratégica em um veículo de escala nacional, alinhado às diretrizes do Programa de Transformação Ecológica do Governo Federal. À frente da estrutura estão Alberto Zoffmann, gestor do Núcleo de Infraestrutura da Riza, e Sergio Gusmão Suchodolski, presidente executivo (CEO, na sigla em inglês) da Fama.

Contato: bruna.camargo@estadao.com

Veja também