Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Datafeed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
23 de janeiro de 2026
Por Denise Luna
Rio, 23/01/2026 – A sequência de apagões que marcou o último trimestre de 2025 ampliou a procura por soluções de armazenamento de energia e impulsionou o faturamento da Powersafe, uma das maiores indústrias e distribuidoras de baterias para aplicações especiais na América do Sul, informou a empresa nesta sexta-feira.
Entre os episódios de blecaute com maior impacto a Powersafe destacou o apagão ocorrido em outubro de 2025, que afetou todos os 26 estados e o Distrito Federal, interrompendo cerca de 10 mil megawatts (MW) de carga no Sistema Interligado Nacional (SIN), segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), e deixando milhões temporariamente sem energia elétrica. Relatos de concessionárias à época davam conta de que cerca de 2,2 milhões de consumidores ficaram sem luz em algumas regiões.
Já em dezembro de 2025, a cidade de São Paulo foi severamente atingida por temporais e ventos extremos, que deixaram cerca de 3 milhões de imóveis sem luz entre os dias 10 e 15 do mês.
Para atender à demanda, a empresa reforçou a oferta de produtos e sistemas modulares de grande porte para os setores de telecom, data centers, segurança eletrônica e geração renovável. Também passou a vender oficialmente no Brasil as baterias portáteis EcoFlow, voltadas a consumidores que buscam autonomia em residências, viagens e pequenos negócios.
No segmento solar, lançou mais de 400 modelos de baterias especiais – inclusive para sistemas de Battery Energy Storage System (Bess), destinados a aplicações residenciais, comerciais, industriais e rurais.
Em 2026, a Powersafe projeta nova expansão, puxada pela geração distribuída, e pretende participar ativamente das consultas sobre o Leilão de Reserva de Capacidade (LRCAP) para baterias, além de defender marcos regulatórios que consolidem o armazenamento no País.
A agenda inclui ainda parcerias com integradores de projetos híbridos fotovoltaicos e ampliação do portfólio Bess.
“Consolidamos nossa posição como uma das principais fabricantes de soluções de armazenamento na América do Sul e queremos acelerar a transição para energia limpa, eficiente e segura”, afirmou em nota o gerente de operações e renováveis da Powersafe, André Ribeiro.
Contato: denise.luna@estadao.com
Veja também