Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
30 de dezembro de 2025
Por Daniel Tozzi
São Paulo, 30/12/2025 – O economista do PicPay Matheus Pizzani avalia que a expansão da renda das famílias, medida pela Pnad Contínua, começa a dar sinais de acomodação, apesar de permanecer em trajetória positiva. No trimestre encerrado em novembro, a renda avançou 1,8%, enquanto na comparação com igual período do ano anterior o crescimento foi de 4,5%.
Os números foram divulgados junto aos demais dados do mercado de trabalho que apontaram, entre outros pontos, que a taxa de desemprego caiu de 5,4% em outubro para 5,2% em novembro, renovando a mínima histórica do indicador.
Segundo Pizzani, o comportamento da renda sugere um ajuste mais equilibrado do mercado de trabalho. Mesmo com a taxa de desemprego em mínima histórica, as variações mais moderadas indicam que o aumento da renda não decorre de pressões excessivas, mas de um processo mais gradual e consistente de absorção de trabalhadores.
“Embora ainda em expansão, o nível de renda já dá sinais de maior acomodação, beneficiando-se da queda da inflação, e com taxas de variação mais amenas a despeito do contínuo processo de queda do desemprego sugerindo que a incorporação de mão de obra segue ocorrendo de maneira orgânica e não sofre com restrições latentes do lado da oferta agregada”, avaliou Pizzani, em nota.
Contato: daniel.mendes@estadao.com
Veja também