Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
29 de setembro de 2025
Por Gabriel Hirabahasi e Lavínia Kaucz
Brasília, 29/09/2025 – O procurador-geral da República, Paulo Gonet, disse nesta segunda-feira que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, “está sempre a prestar serviço impagável à cidadania, mesmo a enormes custos pessoais”. Segundo ele, “ninguém no Brasil, nem mesmo os mais desassisados opositores, deixam de reconhecer a coragem” de Moraes.
O elogio foi feito em cerimônia em que Moraes tomou posse como vice-presidente do STF e o ministro Edson Fachin, como novo presidente da Suprema Corte, nesta tarde, em Brasília.
Gonet disse que a cerimônia “ocorre sob o signo da sobriedade”. Elogiou Fachin, que, segundo ele, tem “elegância moral e intelectual” que “se mostra em modo afável”.
“Nos modos do ministro Edson Fachin, não se encontram ofensas, não há belicosidade, não há rebaixamento de padrão de urbanidade. Há, antes e sempre, a delicadeza com a posição alheia, mesmo que não seja a sua. Há o respeito constante para com quem dele dissente”, disse.
O procurador-geral afirmou, ainda, que Fachin “não teme as convicções audazes e não as cala nos debates” e “sabe fincar na própria ordenação jurídica máxima do País a repulsa devida à indignidade da perseguição de minorias”. Disse que, com os novos presidente e vice-presidente do Tribunal, a “defesa viril e técnica dos valores constitucionais do País está assegurada”.
“O País pode se rejubilar com a certeza de que a linha de sucessivas presidências desta Casa, caracterizadas pelo espírito público e pela destemida defesa das práticas republicanas e democráticas, haverá de ter feliz continuidade, sempre com inquebrantável coragem”, declarou.
Contatos: gabriel.hirabahasi@estadao.com e lavinia.kaucz@estadao.com
Veja também