Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Petrobras e Elea fecham contrato de R$ 2,3 bi para uso de data center em São Bernardo do Campo

1 de outubro de 2025

Por Circe Bonatelli

São Paulo, 01/10/2025 – A Petrobras e a Elea acabam de fechar um contrato, no valor de R$ 2,3 bilhões, envolvendo um data center de grande porte. O empreendimento ficará no complexo da Elea em São Bernardo do Campo (SP), com 30 megavolt-amperes (MVA) de capacidade.

A estrutura será usada pela Petrobras para hospedar supercomputadores e processar dados científicos das áreas de exploração, pesquisa e reservatório. O local também atenderá cargas de trabalho de inteligência artificial.

A Elea classificou o negócio como “a maior iniciativa de infraestrutura de TI já concedida até hoje por uma empresa latino-americana”. A duração do contrato será de 17 anos e foi fechado por meio de licitação pública.

“A conquista do contrato com a Petrobras é um marco importante e reforça nosso compromisso de liderar tecnologicamente o setor”, afirmou o chairman e fundador da Elea, Alessandro Lombardi. Desde 2024, a companhia vem se posicionando no segmento de infraestrutura digital dedicada à inteligência artificial.

O edital exigiu ainda que a energia consumida fosse oriunda de fontes renováveis. Assim, o data center adotará resfriamento com reúso de água, além de protocolos para aumento da eficiência energética.

A conquista do contrato com a Petrobras ocorre concomitante a outros projetos de larga escala da Elea, como o Rio AI City, um hub de data centers voltado para a próxima geração de cargas de trabalho em IA e nuvem. Com uma capacidade projetada para até 3,2 GW, a Rio AI City está sendo desenvolvida na região do Parque Olímpico, Rio de Janeiro.

Contato: circe.bonatelli@estadao.com

Veja também