Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
17 de dezembro de 2025
Por Camila Vech
São Paulo, 17/12/2025 – A Petrobras confirmou, na noite de ontem, que celebrou acordo para estabelecimento de uma parceria estratégica no segmento de energias renováveis onshore, por meio da aquisição de 49,99% das subsidiárias da Lightsource bp no Brasil. A parceria será estruturada como uma joint venture (JV), com gestão compartilhada entre as duas empresas. O valor da operação não foi informado e “não é materialmente relevante” para a Petrobras, afirma a estatal em comunicado arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Segundo a companhia, a JV tem como objetivo desenvolver projetos rentáveis de energia renovável e aumentar a presença da Petrobras e da Lightsource bp entre os principais players desse nicho.
A Lightsource bp, empresa do grupo bp, contribuirá para a joint venture com seu pipeline que inclui entre 1 GW e 1,5 GW em estágio mais avançado de desenvolvimento, além de outros projetos menos maduros no Brasil, bem como a usina solar fotovoltaica de Milagres, em Abaiara, Ceará, que está em operação desde 2023 com 212 MWp de capacidade instalada, uma das maiores do estado. A informação foi antecipada pela Broadcast.
Por meio dessa iniciativa, a estatal dá um passo “significativo e estratégico” ao ingressar no segmento de geração de energia solar. “A entrada da Petrobras reforça o compromisso da companhia com a diversificação de seu portfólio e a construção de um futuro mais sustentável, estando alinhado ao Plano de Negócios 2026-2030”, afirma a empresa.
O fechamento do negócio (closing) está sujeito às aprovações pertinentes, incluindo as dos órgãos reguladores competentes.
Contato: camila.vech@estadao.com
Veja também