Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
8 de novembro de 2025
Por Isadora Duarte
Brasília, 08/11/2025 – O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), decretou neste sábado estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Estado, após o tornado que atingiu cerca de 90% das residências e prédios comerciais do município, informou o governo do Estado em nota. Até o momento, há seis mortes confirmadas, sendo cinco em Rio Bonito e uma em Guarapuava, e mais de 430 feridos.
Ratinho Junior está na cidade acompanhando o trabalho da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e das equipes estaduais que prestam atendimento à população e fazem o levantamento dos danos à infraestrutura, segundo o governo local. “Desde o início dos primeiros casos relatados pela população, a gente já começou a movimentar as equipes do interior e também da capital, principalmente para atender a população desabrigada. Ao longo da noite, também acionamos os hospitais da região, deslocamos ambulâncias para Cascavel e tropas de Londrina e Cascavel para reforçar os atendimentos”, afirmou o governador na nota.
Ele disse ainda que no momento é feito o levantamento local da infraestrutura atingida. “Como cerca de 90% da cidade foi afetada, decretei o estado de calamidade pública, que nos permite dar mais celeridade aos atendimentos e à liberação de recursos”, completou Ratinho Junior.
O decreto permite que o governo estadual adote procedimentos emergenciais, como a dispensa de licitações, a mobilização imediata de recursos e o pedido de apoio federal. O objetivo, segundo o governo do Paraná, é acelerar a resposta às situações de desastre e dar suporte mais rápido à população atingida. A partir do decreto, o município também pode solicitar recursos da União e do Fundo Estadual de Calamidade Pública, além de firmar convênios emergenciais para reconstrução.
Contato: isadora.duarte@estadao.com
Veja também