Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Broadcast OTC
Plataforma para negociação de ativos
Broadcast Data Feed
APIs para integração de conteúdos e dados
Broadcast Ticker
Cotações e headlines de notícias
Broadcast Widgets
Componentes para conteúdos e funcionalidades
Broadcast Wallboard
Conteúdos e dados para displays e telas
Broadcast Curadoria
Curadoria de conteúdos noticiosos
Broadcast Quant
Plataformas Broadcast
Soluções de Dados e Conteúdos
Soluções de Tecnologia
7 de janeiro de 2026
Por Talita Nascimento, Cynthia Decloedt e Altamiro Silva Junior
São Paulo, 07/01/2025 – O pagamento dos juros de títulos de dívida (bonds) emitidos no exterior que vencem no próximo dia 10 está previsto no caixa da Braskem. Até segunda ordem. O plano, segundo fontes próximas ao assunto que falaram à Broadcast, é realizar o pagamento para buscar, na sequência, uma renegociação organizada para os demais vencimentos.
Do lado dos detentores desses títulos, porém, ainda há descrença na capacidade de pagamento da companhia. O atraso já era considerado certo por parte dos bondholders em dezembro, sem mudanças significativas na última semana. Ontem, porém, na expectativa de que a companhia pudesse arcar com o vencimento, a ação da Braskem subiu mais de 5%, sendo a terceira maior alta do Ibovespa.
A petroquímica se encaminha, se tudo correr como o planejado, para evitar um calote de cerca de US$ 140 milhões em juros que vencem em janeiro. Caso o vencimento do dia 10 não seja pago, a Braskem fica inadimplente e terá 30 dias para quitar o valor, sob risco de aceleração de todas as dívidas. O endividamento bruto da companhia soma aproximadamente US$ 8,4 bilhões, com prazo médio de nove anos.
A transferência do controle da Braskem da Novonor (ex-Odebrecht) para a IG4 Capital está em andamento. Enquanto isso, as conversas com os credores devem ser conduzidas pela Lazard, assessoria financeira, e pelos escritórios E. Munhoz e Cleary Gottlieb, assessores jurídicos.
Do outro lado, sabendo que uma renegociação de passivos é iminente, os bondholders já se organizam com assessores para essas conversas. A entrada oficial da IG4, prevista para fevereiro, deve dar condições para uma reorganização mais ampla do endividamento da empresa, alinhada ao novo plano de gestão da companhia, a ser apresentado.
Procurada, a Braskem não se manifestou até o fechamento desta reportagem. A IG4 Capital afirmou estar em período de silêncio.
Contato: talita.ferrari@estadao.com; cynthia.decloedt@estadao.com; altamiro.junior@estadao.com
Veja também