Selecione abaixo qual plataforma deseja acessar.

Oxford Economics: último payroll dos EUA mostra que Fed pode ser paciente com política monetária

16 de dezembro de 2025

Por Pedro Lima

São Paulo, 16/12/2025 – O último payroll dos EUA reforça a avaliação de que o Federal Reserve (Fed) pode manter uma postura paciente na condução da política monetária, segundo a Oxford Economics. Para a casa, “considerados em conjunto, os dados de emprego de outubro e novembro não alteram nossa visão de que o mercado de trabalho está suficientemente estável para que o Fed mantenha a política inalterada até meados de 2026”.

A consultoria aponta que os empregos privados cresceram, em média, 75 mil nos últimos três meses, ritmo “bem acima da nossa estimativa da taxa mensal de crescimento de empregos necessária para equilíbrio, de 30 mil”. No entanto, a Oxford alerta que “há uma boa chance de que esses ganhos estejam superestimados e acabem sendo revisados para baixo”.

A taxa de desemprego subiu em novembro ante setembro, aumento atribuído “em parte ao crescimento da força de trabalho”. A Oxford observa ainda que “o número de desempregados permanentes, que vinha aumentando, recuou”. A relação emprego-população “recuou, mas permaneceu dentro do intervalo recente e não sinaliza motivo de preocupação”, conclui a consultoria.

Contato: pedro.lima@estadao.com

Veja também